Ao discursar na abertura do 25.º Seminário de Financiamento do Comércio do Afreximbank (ATFS) em Abidjan, Gwen Mwaba, Administradora para o Financiamento do Comércio e Correspondência Bancária do Afreximbank (www.Afreximbank.com), apelou para o reforço da capacidades de financiamento do comércio e a uma colaboração mais profunda entre as instituições financeiras africanas para acelerar o crescimento inclusivo e sustentável em todo o continente.
“África é rica em recursos naturais, tais como minerais, hidrocarbonetos, produtos agrícolas e um leque crescente de oportunidades de valor acrescentado nas áreas da energia, metais e logística. Estes recursos representam um enorme potencial de desenvolvimento quando financiados de forma responsável, eficiente e com uma gestão de risco rigorosa. Para transformar este potencial em resultados tangíveis, precisamos de bancos e instituições financeiras que não só estejam cientes dos riscos, mas que sejam competentes em termos estruturais” afirmou Mwaba.
Enfatizou o importante papel dos profissionais de finanças qualificados na definição do futuro do comércio africano e a importância do reforço das capacidades para transformar os abundantes recursos naturais e humanos de África em desenvolvimento económico tangível.
“Banqueiros bem treinados, com capacidades sofisticadas de estruturação de negócios, podem adaptar o financiamento a cadeias de valor intensivas em capital e alinhar o financiamento de projectos com as necessidades de desenvolvimento local e as salvaguardas ambientais”, afirmou Mwaba.
“O financiamento do comércio baseado na confiança, na avaliação de riscos e na liquidez continua a ser a força motriz do comércio, do investimento e da criação de empregos. A nossa tarefa colectiva é garantir que essa força motriz flua de forma fiável para as empresas que dela necessitam e que os seus benefícios sejam amplamente partilhados.”
A cerimónia de abertura contou com a presença, entre outros, de representantes do Governo da Côte d’Ivoire, incluindo Patrick Olivier Daipo, Director Adjunto do Gabinete do Ministério do Comércio da República da Côte d’Ivoire, Chalouho Coulibaly, Director Nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), que representou Jean-Claude Kassi Brou, Governador do BCEAO, Jérôme Ahua, Director-Geral Adjunto do Banco BNI, que representou igualmente a Associação de Bancos.
Agora no seu 25.º ano, este Seminário Anual de Financiamento do Comércio do Afreximbank é o principal programa de reforço de capacidades do Afreximbank, que tem proporcionado formação a milhares de banqueiros, credores, financiadores e decisores políticos africanos desde a sua criação. A edição deste ano representa um marco importante: um quarto de século a capacitar profissionais de finanças africanos e a aprofundar a experiência do continente na estruturação e execução de soluções de financiamento do comércio.
Destacando a liderança do Afreximbank no ecossistema de financiamento do comércio africano, Mwaba afirmou que, ao longo de mais de três décadas, o Banco construiu uma carteira de programas e facilidades que apoiam a integração regional, a criação de valor acrescentado e a criação de emprego. Estes incluem:
- Financiamento em grande escala para os sectores orientados para a exportação e infra-estruturas facilitadoras do comércio;
- Ferramentas inovadoras de partilha de riscos e reforço do crédito para mobilizar capital privado;
- Facilidades especializadas para o financiamento de matérias-primas e projectos, alinhadas com salvaguardas ambientais e sociais; e
- Programas de reforço de capacidades específicos para aumentar as competências dos banqueiros e decisores políticos africanos.
O Seminário de Financiamento do Comércio do Afreximbank vai explorar os principais temas que definem o futuro do financiamento do comércio em África, incluindo o papel da digitalização, dos dados, da tecnologia e da transparência; a gestão robusta do risco num ambiente global cada vez mais volátil; e a importância da colaboração entre bancos, instituições multilaterais de desenvolvimento, empresas de tecnologia financeira, exportadores e decisores políticos para criar soluções escalonáveis e sustentáveis.
Ao concluir o seu discurso, Mwaba mostrou-se confiante de que as discussões em Abidjan conduziriam a resultados tangíveis e reforçariam ainda mais o ecossistema de financiamento do comércio em África.
O Seminário de Financiamento do Comércio do Afreximbank realiza-se de 04 a 06 de Novembro de 2025 em Abidjan, subordinado ao tema “Reforço das Capacidades de Financiamento do Comércio para um Crescimento Inclusivo e Sustentável em África”. O Seminário será seguido por um Workshop de Cessão Financeira (Factoring) de um dia, a 07 de Novembro de 2025. (APO para Afreximbank)







