Este torneio único conta com jogos de futebol 6×6, com equipas mistas. Participam equipas representando Moçambique, Africa do Sul, Argélia, Argentina, Bélgica, Botsuana, Canadá, República Democrática do Congo, Congo Brazzaville, Egito, Espanha, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Quénia, Maurícias, Noruega, Portugal, Ruanda, Suécia, Timor-Leste, Turquia, Uganda, Reino dos Países Baixos, Reino Unido, Ucrânia e Zimbabué. Equipas adicionais, em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, ONG moçambicanas e lendas do futebol moçambicano vão se juntar a esta celebração inclusiva.
O torneio foi oficialmente aberto pela Embaixadora do Reino dos Países Baixos acompanhada pela representante do Concelho Municipal da Cidade de Maputo, o compromisso da cidade em fomentar a amizade internacional entre Moçambique e a comunidade diplomática através do desporto.
Um torneio juvenil foi realizado na semana anterior, com meninos e meninas finalistas se juntando ao evento principal para jogar a partida final, promovendo o envolvimento dos jovens e o empoderamento das mulheres no esporte. Os organizadores esperam fazer da Copa da Amizade um evento anual.
O evento foi organizado pela Favela United em parceria com várias embaixadas e altas comissões em Maputo. A Favela United é uma ONG moçambicana que transformou a vida de mais de 70.000 jovens de comunidades desfavorecidas e afetadas por conflitos em todo o país. Usando esporte, arte e cultura, a organização ajuda os jovens a construir confiança, habilidades de liderança e coesão social. Em Cabo Delgado, o programa Play for Peace reúne jovens afetados por conflitos através do futebol e de actividades criativas, enquanto a iniciativa Todos no Jogo capacita raparigas e jovens mulheres a assumirem papéis de liderança dentro e fora do campo.
“Nossa missão é criar uma próxima geração forte de agentes de mudança e modelos entre os jovens de comunidades desfavorecidas e áreas de conflito, usando o poder transformador do desporto”, diz Favela United.







