No entanto, para Moçambique, estatísticas do Inquérito Nacional de Prevalência e Factores de Risco para Doenças Crónicas não Transmissíveis (Incrónica) e do Instituto Nacional de Saúde (INS) referem que o cancro do colo do útero representa cerca de 31% dos casos entre mulheres, seguido pelo cancro da mama com cerca de 10%.
Estes dados foram anunciados na Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025, na Cidade de Maputo, pelo Director Nacional de Recursos Humanos, do Ministério da Defesa Nacional, Coronel Jorge Leonel, na abertura do Workshop, organizado no quadro da campanha de prevenção e combate ao cancro da mama – Outubro Rosa, no Sector de Defesa, onde defendeu a implementação de uma acção coordenada e urgente como estratégia do sector para reverter a situação epidemiológica ligada ao cancro na mulher.
O evento que decorreu sob o lema ‘’Saúde Militar na luta contra o cancro na mulher’’, visa promover a saúde integral da mulher, com enfoque na consciencialização, prevenção e diagnóstico precoce do cancro e consequências do Vírus do Papiloma Humano.
Durante o workshop, foram realizadas mesas redondas que reuniram especialistas e palestrantes, que abordaram temáticas ligadas à prevenção, diagnóstico precoce e combate ao cancro na mulher. As sessões proporcionaram um espaço de reflexão e partilha de experiências, destacando a importância de estratégias integradas de saúde no Sector de Defesa para responder a este desafio global. (Nota Informativa)







