Ussene Isse diz que não terão piedade para quem for encontrado a roubar medicamentos do SNS

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 13 de Outubro de 2025-Foi durante o XIII Conselho Hospitalar e 50º Conselho Coordenador do Ministério da Saúde (MISAU) realizado em Maputo há dias, que Ussene Isse disse que “vamos implementar sistemas que nós temos de controlo de roubo de medicamentos, do contrabando de medicamentos e não teremos piedade para aqueles que serão encontrados com medicamentos.”

Ussene Isse advertiu que “teremos inimigos, sejam firmes colegas. Serão odiados porque estão impondo exigências e esta começa por mim mesmo também, sou vosso colega, se nós juntos avançarmos vamos alterar o cenário deste País (…)”.

Num outro desenvolvimento, o Ministro da Saúde disse que “é inaceitável quando um Director Provincial liga para um chefe nacional e este não atende o telefone, não retorna o telefonema. Isto é arrogância, e nós não queremos arrogância no Sistema Nacional de Saúde (SNS). Queremos humildade! Nós temos esta doença no MISAU. Já chegaram queixas dos colegas, quando ligam para os Directores não atendem e não retornam, então colegas ao nível central não se esqueçam são dirigentes de Moçambique, quando um Director provincial ou Médico-chefe está ligando para nós é porque tem uma preocupação, oiçam qual é a preocupação.”

De referir que ainda na semana passada, Moçambique recebeu uma doação do Governo indiano de medicamentos e equipamentos hospitalares avaliados em um milhão de USD. Na ocasião, Ussene Isse prometeu fazer chegar os medicamentos até as zonas mais recônditas do País, em benefício da população rural. (INTEGRITY)

Exit mobile version