Robert Mugabe Jr, de 33 anos, foi preso na manhã de quarta-feira enquanto dirigia na contramão em uma rua de mão única, de acordo com documentos judiciais. A polícia revistou uma bolsa preta que ele usava no momento do crime e supostamente encontrou dois pequenos sachês de maconha.
Após o incidente, a polícia disse em um comunicado que cinco pessoas de um “sindicato ligado a ele” também foram presas.
O advogado do Sr. Mugabe disse à BBC que eles planejam negar as acusações e contestou as alegações factuais feitas pela polícia.
Ashiel Mugiya disse que as drogas foram recuperadas de um carro que tinha outros três ocupantes, e que a polícia encontrou 0,02 g de cannabis – enquanto a acusação policial diz que a polícia recuperou 2 g, com um valor de rua de US$ 30 .
Mugabe usava calça de moletom e um boné vermelho enquanto falava ao celular ao ser levado ao tribunal de magistrados na quinta-feira. Ele estava cercado por pessoas e não estava algemado.
O tribunal manteve Mugabe sob custódia até que uma decisão sobre fiança seja tomada na sexta-feira.
Sobre os supostos membros do sindicato que foram presos, a polícia disse ter encontrado 25 sachês de maconha e seis comprimidos de ecstasy.
A polícia disse que continuará investigando.
Ele foi libertado após chegar a um acordo extrajudicial com o reclamante, que era amigo dele.
O ex-presidente Mugabe morreu em 2019, aos 95 anos, dois anos após ser forçado a renunciar após 37 anos no comando da nação do sul da África.
Ele liderou a luta contra o governo da minoria branca na década de 1970 no que costumava ser chamado de Rodésia, mas depois foi acusado de usar violência para vencer eleições e destruir a economia do Zimbábue.
Mugabe Sr. foi substituído por seu antigo braço direito Emmerson Mnangagwa.
As relações entre Mnangagwa e a família Mugabe ficaram tensas depois que eles acusaram o atual presidente de trair o líder de longa data do Zimbábue.
Grace tinha ambições de suceder o marido, mas foi posta de lado pelos apoiadores de Mnangagwa.
No entanto, o Sr. Mugabe Jr. se reconciliou com Mnangagwa, participando de um comício em 2022, onde foi publicamente recebido de volta ao partido governista Zanu-PF. (BBC NEWS)