Entre a pressão para aprender rapidamente e apresentar um belíssimo trabalho, a falta de orientação e necessidade em se adaptar numa nova equipe, os estagiários enfrentam muitos dilemas no processo de construção da sua carreira, o que pode afectar a sua experiência e o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Por: Rânia Cassuelaca
O artigo irá explorar alguns dos principais dilemas enfrentados pelos estagiários ao longo da construção da sua carreira e discutir possíveis soluções.
Todo profissional, em algum momento da sua vida, já teve que passar por essa fase para melhor aprendizado e melhor integração no mercado de trabalho.
Em Moçambique, existem muitas oportunidades de estágio, quer sejam remunerados ou não remunerados, o dilema começa desde o momento em que se exige uma alta bagagem profissional a um simples estagiário, contradizendo até a definição do que é um estagiário.
Ora vejamos, estagiários são indivíduos que estão a realizar um estágio, que é um período de experiência prática em uma empresa ou instituição, com o objectivo de aprender e desenvolver habilidades e conhecimentos em uma área específica.
As empresas contratam estagiários para desempenhar um papel de funcionário, sem direito a remuneração, além de ser cobrada uma larga experiência. O estagiário já não entra para aprender e/ou desenvolver habilidades para aquela área específica, mas sim para desenvolver a função de funcionário e sem remuneração, entra na empresa, lhe é atribuído o contrato do estágio com uma dada duração e promessas falidas de emprego, após expirar o prazo do estágio é dispensado e dá oportunidade a outros estagiários e a empresa vai se mantendo sem pagar nenhuma remuneração.
O estágio já não é tido como um período para os estagiários poderem aprender e crescer, mas sim uma alta procura por pessoas que desempenham o papel dos funcionários na empresa, com ilusões de integração na empresa, criando assim, várias frustrações e matando os sonhos dos estagiários, criando assim o dilema dos estagiários.
É necessário que se olhe para o estágio como um futuro quadro da empresa, integrando-o num ambiente saudável, proporcionando-o chances de maior crescimento pessoal e profissional para melhor integração no mercado do emprego.







