De referir que a Singapura se mantém no topo do Henley Passport Index, com os seus cidadãos a poderem entrar em 193 destinos sem necessidade de visto prévio, de acordo com o último Henley Passport Index. Este é o número mais elevado entre os 227 países avaliados.
O índice classifica todos os passaportes do mundo com base no número de destinos que os seus titulares podem entrar sem visto prévio.
As nações asiáticas continuam a liderar a corrida pela mobilidade global, com o Japão e a Coreia do Sul em segundo lugar, cada um concedendo acesso a 190 destinos sem visto.
Um forte contingente europeu ocupa o resto do Top 5. Sete passaportes da UE partilham o terceiro lugar — Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália e Espanha, todos com acesso a 189 destinos. Em quarto lugar estão Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal e Suécia, com, com entrada sem visto em 188 destinos. A Nova Zelândia, Grécia e Suíça completam o top 5.
No lado oposto do espectro de mobilidade global está o Afeganistão, com os cidadãos a terem acesso apenas a 25 destinos sem visto prévio.
- Irlanda, Itália, Espanha 189
- Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal, Suécia 188
- Grécia, Nova Zelândia, Suíça 187
- Reino Unido 186
- Austrália, Chéquia, Hungria, Malta, Polónia 185
- Canadá, Estónia, Emiratos Árabes Unidos 184
- Croácia, Letónia, Eslováquia, Eslovénia 183
- Islândia, Lituânia, EUA 182
Maiores subidas e descidas
O Reino Unido e os EUA caíram um lugar no ranking global de passaportes desde Janeiro, ocupando agora os 6.º e 10º lugares respectivamente. Actualmente, o Reino Unido tem acesso sem visto a 186 destinos, enquanto os EUA seguem com 182. Pela primeira vez nos 20 anos de história do índice, os EUA estão à beira de sair do Top 10.
A Índia registrou o maior salto no ranking nos últimos seis meses, subindo oito lugares de 85.º até 77.º, apesar de adicionar apenas dois destinos à sua contagem de isenção de visto (59). Enquanto isso, a Arábia Saudita obteve o maior ganho no acesso sem visto, adicionando quatro destinos desde Janeiro (91), atingindo o 54.º lugar.
O Henley Passport Index compara o acesso sem visto de 199 passaportes diferentes a 227 destinos de viagem. Se não for necessário visto, uma pontuação com valor = 1 é criada para esse passaporte. O mesmo se aplica se você puder obter um visto na chegada (VOA), uma autorização de visitante ou uma autorização eletrônica de viagem (ETA) ao entrar no destino.
Quando um visto é necessário, ou quando o titular do passaporte precisa obter um visto eletrônico aprovado pelo governo (e-Visa) antes da partida, uma pontuação com valor = 0 é atribuída. Isso também se aplica se você precisar de aprovação governamental antes da partida para um visto na chegada.
A pontuação total de cada passaporte é igual ao número de destinos para os quais não é necessário visto (valor = 1). (INTEGRITY)