Este Summit constituiu uma plataforma estratégica para a partilha de experiências, análise de contextos regionais e reforço da cooperação entre defensoras e defensores de direitos humanos, num momento em que os desafios à liberdade, à democracia e ao Estado de Direito se tornam cada vez mais complexos em várias partes de África.
O encerramento do evento foi marcado por uma cerimónia de reconhecimento público a distintos Defensores que se destacam pelo seu compromisso com os valores fundamentais da dignidade humana.
A sessão de abertura foi conduzida pelo Presidente da RMDDH e do Comité de Coordenação da African Defenders, Professor Adriano Nuvunga, que destacou a importância deste evento e da premiação como um reconhecimento essencial às vozes que defendem os direitos humanos em Moçambique, ao homenagear Defensores que tiveram suas vozes silenciadas em combate em seu impactante discurso.
Seguido por um momento de entrega de prémios, conduzido por individualidades de destaque, como o Presidente da African Defenders, Hassan Shire, que sublinhou a importância desta celebração e manifestou o seu apoio incondicional às famílias dos defensores que perderam a vida na luta pela justiça e dignidade. Nomeadamente:
Frontline Journalism Courage Award
Atribuído a Jornalista de Direitos Humanos Sheila Wilson, em reconhecimento pela sua coragem excepcional e integridade inabalável na missão de revelar a verdade em contextos desafiadores em Moçambique. A sua dedicação coragem e resiliência mesmo sob ameaça, é um exemplo inspirador de compromisso com a justiça, a liberdade de expressão e o direito à informação.
Champion of Democracy and Human Rights Award
Atribuído a Defensora de Direitos Humanos Dra. Paula Monjane, em reconhecimento pelo seu papel icónico no fortalecimento das práticas de governação democrática e na promoção do Estado de Direito em Moçambique. A sua actuação incansável tem contribuído para a consolidação de instituições mais transparentes, inclusivas e participativas.
Voice of the Voiceless Award (In Memoriam)
Atribuído ao Defensor de Direitos Humanos Albino Sibiac Mano Shottas, em homenagem à sua dedicação incansável na denúncia de atrocidades e brutalidade policial, e ao impacto do seu activismo digital em Moçambique. A sua voz firme e corajosa continua a ecoar, inspirando novas gerações a lutar por justiça e dignidade para todas e todos.
Guardian of Justice Award (In Memoriam)
Atribuído ao Advogado e Defensor de Direitos Humanos Dr. Elvino Bernardo António Dias, em reconhecimento pela sua advocacia exemplar em prol do Estado de Direito e de uma sociedade mais justa. A sua trajectória permanece como uma referência ética e um legado de coragem e integridade para as gerações actuais e futuras.
A homenagem a Elvino Dias e Albino Sibiac (mano Shottas), consubstanciou e sublinhou a profundidade e o impacto do seu trabalho em um contexto severamente marcado pela repressão, em que os assassinatos são a estratégia mais grotesca para silenciar as vozes que se levantam em defesa dos direitos humanos em Moçambique.
Estes prémios não apenas celebram percursos de coragem e compromisso, mas também afirmam a importância da solidariedade africana como pilar da resistência e da transformação social.
A essência desta premiação reside em honrar aqueles que, pacificamente, contribuem para mudanças positivas nas suas comunidades, em conformidade com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, altamente comprometida com a manutenção dos Direitos Humanos e destes defensores. (Nota Informativa)
This is my first time pay a quick visit at here and i am really happy to read everthing at one place