A iniciativa é da BDQ Mobile em parceria com a MOVITEL Moçambique, a VANU e a SPACECOM, com vista a contribuir para o alcance das metas do Governo na expansão de infra-estruturas de telecomunicações, com maior enfoque nas zonas rurais.
O projecto piloto é composto por dois sites de transmissão de serviços de voz e dados por satélite para um raio de 15 quilômetros, abrangendo cerca de 10 mil pessoas, em localidades de Xinavane e Pessene, que estão em fase ensaio por um período de 30 dias.
Falando na inauguração do site de Xinavane, Belmiro Quive, Director executivo da BDQ Mobilie, implementadora do projecto, afirmou que a instalação de cada uma dessas antenas está avaliada em cerca de cem mil dólares americanos e as infra-estruturas têm a vantagem de usar o sistema de satélite e abranger um número cada vez maior de utilizadores.
Acrescentou que a iniciativa está numa fase piloto e, em 30 dias, serão confirmados os resultados esperados, uma vez ter sido comprovada a eficiência desse sistema em vários países africanos, como são os casos da África do Sul, das Ilhas Seychelles, do Ruanda, da República Democrática do Congo, entre outros.
Por sua vez, o Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, afirmou que os sites estão em fase de ensaio por um período de 30 dias e caso os resultados sejam completamente satisfatórios esses serviços serão alargados a mais localidades até se completar a meta de seis mil infra-estruturas similares em todo o país.
O oficial disse que o objectivo desta iniciativa é garantir que mais e mais cidadãos tenham acesso, habilidades e oportunidades de usar as Tecnologias de Informação e Comunicação, independentemente de sua localização geográfica.
“Pretendemos levar internet de qualidade as comunidades que se encontram fora das grandes cidades e que, por diversas razões, não tem beneficiado das infraestruturas digitais existentes”, garantiu Muchanga.
Este tipo de infra-estruturas é feita em parceria com empresas estrangeiras como a VANU e a SPACECOM, responsáveis pela construção e instalação das sistemas tecnológicas para a transmissão de serviços de voz e dados por satélite.
BDQ Mobile and its partners are ensuring secure internet access in rural areas, empowering communities with reliable connectivity. Just like the Smart SIM Registration Form simplifies access to mobile services, this initiative makes digital resources more inclusive. Together, they pave the way for safer, smarter, and connected living.