A decisão foi tomada durante um encontro bilateral realizado em Tete, que reuniu o Alto-Comissário de Moçambique no Malawi, Alexandre Manjate, e a Embaixadora do Malawi em Moçambique, Wezi Moyo.
Segundo Manjate, a nova abordagem vai simplificar os trâmites alfandegários e de imigração, promovendo maior fluidez nas transacções comerciais. “O objectivo é harmonizar os procedimentos nos postos fronteiriços para uma implementação eficiente e coordenada”, explicou o diplomata. Ele adiantou que, numa fase inicial, parte dos serviços moçambicanos será prestada nas instalações malawianas, já concluídas em três dos quatro postos.
As delegações técnicas dos dois países visitaram os locais e elaboraram relatórios para identificar vantagens e desafios do novo modelo. “As conclusões demonstram o compromisso mútuo em tornar esta iniciativa uma realidade o quanto antes”, acrescentou Manjate.
Para a embaixadora Wezi Moyo, o acordo representa um marco importante na cooperação bilateral. “Chegámos a um consenso de que este projecto deve ser implementado sem atrasos. Estamos a finalizar os detalhes técnicos e tudo deverá estar operacional até o final de Abril”, afirmou.
O sistema de fronteira única faz parte do Projecto de Comércio e Conectividade na África Austral, financiado pelo Banco Mundial. A iniciativa busca reduzir os custos de comércio, modernizar infraestruturas e facilitar o acesso aos mercados regionais.
Com uma relação histórica marcada por proximidade geográfica, laços culturais e cooperação económica, Moçambique e Malawi partilham uma extensa fronteira e o Lago Niassa. A interdependência é reforçada pela utilização dos portos moçambicanos da Beira e Nacala, essenciais para o comércio malawiano.
Apesar de desafios como a migração irregular, comércio informal e disputas territoriais no Lago Niassa, os dois países mantêm uma colaboração activa em áreas como energia, segurança e resposta a desastres naturais. Ambos integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), reforçando o compromisso com o desenvolvimento e a estabilidade regional. (Nando Mabica)
Is NeuroPrime a Scam or Legit?: NeuroPrime scam
Is ProvaDent a Scam or Legit?: provadent scam
Is Pineal Pure a scam or is it legitimate?: pineal pure scam
Is Pineal Pure a scam or is it legitimate?: pineal pure scam
Is ProvaDent a Scam or Legit?: provadent scam
Is SonoVive a scam or a legitimate supplement?: sonovive scam
Is AppaNail a Scam or Legit?: AppaNail scam
Is MitoThrive a scam, or is it legitimate?: mitothrive scam
Is Cacao Bliss a scam or is it a legitimate product?: Cacao Bliss scam
Is Dentavim a legitimate product, or is it just another overhyped supplement?: Dentavim scam
is DentiCore a scam, or is it a legitimate product that could help improve your oral health?: DentiCore scam
Is MitoThrive a scam, or is it legitimate?: mitothrive scam
Is AppaNail a Scam or Legit?: AppaNail scam