O gálio é um metal raro e estratégico, amplamente utilizado na indústria electrónica e de alta tecnologia, especialmente na fabricação de semicondutores, LEDs e radares. A Altona informou que a extensão total da mineralização continua sendo avaliada e que uma nova fase de exploração será realizada para determinar a viabilidade da recuperação do metal como subproduto da fluorite e das terras raras encontradas no local.
As amostras colectadas foram enviadas para análise no Zimbabué, mas enfrentaram atrasos devido a dificuldades logísticas causadas pela instabilidade pós-eleitoral em Moçambique. No entanto, a empresa garantiu que essas questões já foram resolvidas e que os resultados devem ser divulgados ainda em Abril.
O CEO da Altona, Cedric Simonet, classificou a descoberta como um avanço promissor, destacando o potencial para novas identificações no Monte Muambe. “Enquanto trabalhamos para viabilizar a produção de fluorite a curto prazo, também estudamos a recuperação do gálio e a extensão da sua mineralização na superfície”, afirmou.
O Monte Muambe tem aproximadamente seis quilómetros de diâmetro e uma caldeira com 200 metros de profundidade, composta por carbonatitos ricos em fluorite azul e amarela, minerais que contêm gálio.
O Projecto Monte Muambe é um empreendimento voltado à exploração de fluorite e terras raras, especialmente neodímio (Nd) e praseodímio (Pr), elementos fundamentais para a fabricação de ímãs permanentes utilizados em turbinas eólicas e veículos eléctricos. A área apresenta uma estimativa de recursos minerais JORC de 13,6 milhões de toneladas, com 2,42% de óxidos totais de terras raras (TREO).
A mineração de fluorita de alta qualidade na intrusão carbonatítica de Monte Muambe também é um dos focos da Altona, que busca iniciar a produção de forma rápida e eficiente. Após concluir um Estudo de Viabilidade Preliminar (PFS) em outubro de 2023, o projecto avançou para a fase de Estudo de Pré-Viabilidade, um passo essencial para o desenvolvimento completo da mina. (Nando Mabica)








Java Burn scam: Java Burn scam
Pineal Guardian scam: Pineal Guardian scam
Gluco Extend scam: Gluco Extend scam
Great line up. We will be linking to this great article on our site. Keep up the good writing.
Hello there, I found your web site via Google while searching for a related topic, your site came up, it looks great. I have bookmarked it in my google bookmarks.