As ervas daninhas do VM7

Os estragos continuam em quase todo o país. Há mortes de pessoas inocentes, sangue de muita gente enchendo as ruas e cidades, instituições queimadas por toda a parte, tribunais carregados de processos julgados por chamas enormes, cadeias esvaziadas, esquadras vasculhadas e subtraídas armas, gente perseguida e uma pequena escala de horário para se circular nas estradas e ruas. Muitos estragos.

Há um vídeo que circula, de um grupo de jovens, cheios de saúde e felizes, que sentados debaixo de uma árvore fazem a contagem de um dinheiro obtido nas “novas” portagens invisíveis que encheram as ruas da cidade e província de Maputo. Jovens que parecem autênticos banqueiros e até nos exibem rands, isso para nos mostrar que estamos, também, a combater os estrangeiros, eles que nem sabem nada dessa coisa de eleições!

Essas portagens são pequenos filhos das lives do VM7, as lives das paralisações, essas portagens são um pequeno eco dos discursos de VM7. Há tanta coisa que ainda nascerá dessas paralisações, porque os próprios manifestantes andam armados de fome e porque cada um deles decide fazer o que quiser, bastando apenas carimbar o nome VM7. Há muita gente roubada, torturada em nome de VM7!

São tantas ervas daninhas que vão surgindo em todos os cantos com o carimbo de VM7; será que amanhã, o VM7 terá tempo suficiente para arrancar todas essas ervas? As ervas daninhas vão surgindo de forma descontrolada e VM7 é uma espécie de estrume dessas ervas…

São tantas ervas que vão nascer dos discursos do VM7 e ele próprio não terá um ancinho suficiente para acabar com toda essa erva daninha. Os jovens daquele vídeo são parte dessa erva daninha que se vai alastrando, em todas as paredes da cidade, como uma trepadeira. Será que VM7 é capaz, hoje, de parar esses jovens? Será que VM7 é capaz, hoje, de baixar as cancelas cheias de fome dessas portagens?

Essas portagens quando forem desmontadas poderão deixar um grande vazio nesses jovens. Esses jovens poderão aproveitar-se das lives do VM7 para fazer surgir outras negociatas que nos vão fazer atrasar mais enquanto país e comprometer o próprio VM7. Há muitas ervas que ainda nascerão em nome dessas lives. Ervas que vão tomar todo o nosso espaço, todo o jardim do nosso país e destruir os mínimos caminhos que com muito sacrifício construímos.

Os jovens que eu vi debaixo da árvore a contarem dinheiro arrancado em nome da revolução, bem felizes, deixaram-me totalmente triste. E se amanhã todos nós acordássemos e montássemos portagens em todos os cantos? A quem iríamos tirar o dinheiro? E quem estaria disposto a acabar com todas essas ervas daninhas? (GC)

 

 

Exit mobile version