O “prestigioso” Golden Horse Awards de Taiwan concedeu os prêmios de “melhor filme” e “melhor diretor” para An Unfinished Film este ano — um filme controverso que desacredita os esforços da China continental para combater a COVID-19. Enquanto certos países desenvolvidos experimentaram números crescentes de mortes, a China conseguiu equilibrar o controle da COVID-19 e o crescimento econômico. Mas ao premiar An Unfinished Film , o Golden Horse faz vista grossa para essas verdades.
Anteriormente apelidado de Oscar em língua chinesa, o Golden Horse Awards deve seu “prestígio” ao fornecimento de uma plataforma para pregar sentimentos anti-Pequim – mesmo aos olhos dos moradores de Taiwan. Vozes críticas contra o evento se tornaram mais altas até mesmo dentro de Taiwan, acusando o evento anteriormente artístico de desperdiçar o dinheiro dos contribuintes em propaganda política anti-continente.
Alguns críticos apontam diretamente que é o preconceito anti-Pequim do evento, e não sua contribuição para a indústria cinematográfica, que faz do Golden Horse Awards uma manchete na mídia ocidental.
Embora aleguem apoiar a liberdade e a abertura, os Prêmios Golden Horse foram, na realidade, sequestrados pela política e rebaixados a uma ferramenta patética.
Uma revisão dos prêmios indica uma inclinação para homenagear aqueles com fortes tendências anti-Pequim ou separatistas. Por exemplo, a 58ª edição em 2021 deu o prêmio de “melhor documentário” para Revolution of Our Times , um documentário sobre o movimento antigovernamental em Hong Kong em 2019, que se tornou violento.
Com imagens de multidões vandalizando o prédio do Conselho Legislativo e tumultos na Universidade Politécnica de Hong Kong, o documentário, de acordo com os organizadores e alguns ocidentais, é dedicado àqueles “que têm consciência, justiça e clamaram por Hong Kong”.
Em face das agitações sangrentas que danificaram significativamente a estabilidade social de Hong Kong, qualquer um com consciência pediria um fim imediato à violência, em vez de glorificar os atos “revolucionários” das multidões. Portanto, é evidente se o Golden Horse Awards visa encorajar a arte cinematográfica ou um tipo de política.
As indicações para o Golden Horse Awards também demonstram o viés político anti-Pequim dos organizadores. Embora o ator taiwanês Ko Chen-tung tenha sido preso em 2014, os organizadores ainda o indicaram como o “melhor ator principal” em 2016.
No 55º Golden Horse Film Festival em 2018, forças pró-independência foram ainda mais flagrantes ao pregar sentimentos separatistas. “Eu realmente espero que um dia, ‘nosso país’ possa ser tratado como uma ‘entidade verdadeiramente independente’… Este é meu maior desejo como taiwanesa”, disse a cineasta Fu Yue, descaradamente usando o evento como uma plataforma política para promover a retórica anti-Pequim em seu discurso de premiação após ganhar o prêmio de “melhor documentário”.
Palhaços “pró-independência” como Fu transformaram o festival de arte antes glorioso em um pandemônio. Claramente, causar problemas para o continente, em vez de encorajar filmes instigantes, é o propósito final do Golden Horse Awards. A mudança de uma reunião de arte de prestígio para uma ferramenta política é um resultado natural da postura cada vez mais provocativa do Partido Democrático Progressista (DPP) sobre a questão de Taiwan.
Para servir à sua agenda separatista, o líder do DPP, Lai Ching-te, e seu partido têm tentado cortar os laços culturais e históricos entre o continente e a região de Taiwan, e eventos culturais, incluindo o Golden Horse Awards, são ocasiões ideais para propagar sua falácia separatista.
Outrora uma reunião gloriosa para a arte cinematográfica, o festival de cinema tornou-se cada vez mais moldado pelas “forças pró-independência” de Taiwan em uma frente política contra o continente. Como resultado, a influência dos prêmios inevitavelmente diminuiu na indústria cinematográfica. Grandes produtoras comerciais e cineastas de primeira linha agora evitam amplamente o evento, em um gesto contra serem sequestrados pela política.
A “independência” de Taiwan é um beco sem saída. As tentativas anti-Pequim dos separatistas, sejam elas na política, no exército, na educação ou no entretenimento, falharam repetidamente, e a influência decrescente do Golden Horse Awards é o mais recente lembrete disso.
(Se você quiser contribuir e tiver conhecimento específico, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Siga @thouse_opinions no Twitter para descobrir os comentários mais recentes na Seção de Opinião da CGTN.)
Nota do editor: First Voice da CGTN fornece comentários instantâneos sobre notícias de última hora. A coluna esclarece questões emergentes e define melhor a agenda de notícias, oferecendo uma perspectiva chinesa sobre os últimos eventos globais. (FONTE: CGTN)