Esta iniciativa visa ampliar o acesso a livros de literatura infantil moçambicana, escritos em XiChangana – uma das línguas nacionais –, proporcionando o contacto com a língua escrita e cultivando o gosto pela leitura na língua materna dos seus falantes. Em simultâneo, permite a familiarização com a Língua Oficial, desde a primeira infância, contribuindo para o crescimento pessoal e educacional, em especial das crianças da província de Gaza.
Os quatro títulos da colecção foram escritos e ilustrados por talentosos autores e artistas moçambicanos, nomeadamente Venâncio Calisto, Mélio Tinga, Marisa Bimbo da Costa, Samuel Djive, Rúben Zacarias e Suzy Bila, que se juntaram a este projecto editorial, liderado pela AIDGLOBAL, por reconhecerem a importância de oferecer ao público infantil contos que enaltecem a empatia, a cidadania e a solidariedade.
Nas palavras da Fundadora e Presidente da Direcção, Susana Damasceno, “Ao longo dos 19 anos de existência da AIDGLOBAL, testemunhamos aquilo em que acreditamos: que a mudança acontece pela Educação. A colecção “Livros para Começar” representa a continuidade dessa visão, criando novas oportunidades de aprendizagem e promoção do interesse pela leitura como uma ferramenta incontornável para o desenvolvimento pessoal, profissional e da cidadania”.
A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projecto “Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, cujo financiador principal é a Fundação Calouste Gulbenkian e com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., através do qual foi possível produzir e distribuir graciosamente 1000 exemplares dos livros, com o apoio do Fundo Bibliográfico e da Língua Portuguesa. Está previsto o lançamento de mais dois títulos da colecção.
A Organização disponibiliza os mesmos títulos, a indivíduos e empresas, que queiram apoiar a missão da AIDGLOBAL através da aquisição dos livros da colecção. Para contribuir, basta consultar o website da Organização na página “Montra Solidária”.
Sobre a AIDGLOBAL
A AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global – é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), sem fins lucrativos, que atua em Portugal e em Moçambique. Foi criada com o intuito de promover a Literacia, a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global. A história da AIDGLOBAL começa a 4 de Novembro de 2005, após uma experiência de voluntariado num orfanato, em Moçambique, da sua fundadora, Susana Damasceno. Em 2006, foi-lhe atribuído o estatuto de ONGD de Utilidade Pública, pelo Governo Português através do seu registo no Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Foi ainda reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros moçambicano, em 2009, e considerada uma Associação Juvenil Equiparada pelo RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem.