Venâncio Mondlane entende que muitas empresas que exploram os recursos minerais naquela província, o fazem sem pagar impostos, por isso, caso vença as eleições, irá acabar a alegada isenção dos impostos.
Para além de renegociar os contratos, o VM7 como popularmente é conhecido, o candidato do PODEMOS, entende que as empresas que exploram os recursos minerais em Cabo Delgado, devem ter escritórios nesta região.
Mondlane defende que os vários recursos minerais que a província de Cabo Delgado possui são suficientes para erguer infraestruturas tal como as de Dubai e Qatar.
No seu discurso persuasivo ao eleitorado que afluiu o comício em Pemba, na sua maioria jovens, Venâncio Mondlane expressou que quando ganhar, irá assegurar que os recursos minerais sejam processados na província de Cabo Delgado, de modo a gerar mais empregos.
Além de Pemba, o candidato do PODEMOS trabalhou neste domingo em Montepuez, a segunda maior cidade de Cabo Delgado. Aqui no comício por ele orientado, desvalorizou os outros candidatos descrevendo-se como concorrente com melhor candidatura e proposta de governação.
Perante os seus admiradores, Venâncio Mondlane, anotou que era imperioso legalizar o garimpo ilegal “legalizar aquilo que chamam de garimpeiros ilegais. O povo que nasceu nesta terra dizem que é criminoso e ilegal, mas aqueles que não são da terra vêm sem licença exploram e não deixam nada”, expressou. (Mussa Yussuf, em Pemba)