Falando em conferência de imprensa realizada ontem (27.05) em Maputo, Zandamela disse que a responsabilidade pelas falhas no sistema bancário moçambicano são inteiramente das instituições financeiras nacionais. A afirmação de Rogério Zandamela surgiu em resposta aos jornalistas que questionaram sobre o posicionamento do Banco de Moçambique (BM) enquanto regulador e fiscalizador do sistema financeiro nacional, mas o Xerife “pulou para fora” e atirou a culpa para a banca comercial.
Entretanto, diante das constantes queixas e reclamações protagonizadas pelos clientes das instituições bancárias privadas, esperava-se que Rogério Zandamela aponta-se um caminho ou solução juntamente com a Associação Moçambicana dos Bancos (AMB) porque os moçambicanos já demonstram sinais de impaciência e frustração.
Como exemplo do estágio de frustração, recentemente de uma instituição bancária nacional, demonstrou estar agastada com a situação e dirigiu-se para aquela instituição, tendo começado a “insultar” os funcionários pelos elevados transtornos que o sistema bancário nacional estava a causar-lhe. E o problema é geral. (INTEGRITY)







