A ExxonMobil e a NBA Africa (https://www.NBA.com) anunciaram ontem o lançamento de uma nova liga NBA Jr. em Maputo, Moçambique, que será operada pela Fundação Clarisse Machanguana (CMF), uma organização fundada pela ex-jogadora da WNBA e lenda do basquetebol moçambicano, Clarisse Machanguana, que capacita a juventude moçambicana através do desporto, educação e saúde.
A nova liga NBA Jr., que conta com 30 equipas masculinas e femininas para jovens com idades até aos 16 anos, iniciou hoje a sua época inaugural na Escola Portuguesa de Moçambique, em Maputo, com a presença de Machanguana e do campeão da NBA de 2009, Trevor Ariza. A liga, que este ano irá abranger mais de 8000 estudantes, incluirá jogos da época regular até agosto e culminará com os playoffs e as finais em setembro.
A liga também incluirá clínicas de basquetebol só para raparigas como parte do programa Her Time to Play da NBA, que oferece oportunidades para raparigas e mulheres jogarem basquetebol e seguirem carreiras de treinador e liderança desportiva, bem como sessões educativas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática para rapazes e raparigas.
“A ExxonMobil está empenhada no avanço e desenvolvimento das crianças através da educação STEM”, afirmou o Diretor Geral da ExxonMobil Moçambique, Arne Gibbs. “Este programa reunirá a paixão pelo desporto, promovendo simultaneamente a saúde e a importância da educação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática para capacitar os nossos jovens.”
“Com base no sucesso dos nossos programas comunitários, estamos muito satisfeitos por trabalhar com a NBA Africa e a ExxonMobil para o progresso dos jovens através do basquetebol, das competências para a vida e das ciências, tecnologia, engenharia e matemática”, afirmou Machanguana. “Este programa é uma oportunidade para criar campeões inspiradores e agentes de mudança com poderes para tomar decisões saudáveis e informadas.”
“Estamos orgulhosos de colaborar com a ExxonMobil e a Fundação Clarisse Machanguana para ensinar basquetebol e competências para a vida que ajudarão os jovens de Moçambique a desenvolverem-se como jogadores e líderes”, afirmou o Diretor de Operações de Basquetebol da NBA Africa, Franck Traore. “Esta nova liga NBA Jr. vai basear-se na orgulhosa tradição de basquetebol de Moçambique e tornar o jogo mais acessível aos jovens da comunidade local.”