Omardine Zacarias Omar, nasceu a 22 de janeiro de 1989, na cidade de Quelimane, capital provincial da Zambézia. Começou os seus estudos primários em Pebane, tendo dado continuidade em Quelimane na Escola Primária do Chirangano de 2000 -2001. Escola Primária Completa- 25 de junho de 2002-04. Escola Secundária Patrice Lumumba – 2005-2007 e Escola Secundária e Pré-Universitária 25 de Setembro – 2008 – 2009. Licenciado em Ensino de Filosofia com Habilitação em Ensino de História pela então Universidade Pedagógica – Sede, hoje Universidade Pedagógica de Maputo. Estudante de Direito pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM) e mestrando em Ciências Políticas pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Formado em Desenvolvimento Comunitário pela UP. Jornalismo de Multimédia pelo MIDIALAB e IREX-Moçambique.
Omardine Zacarias Omar é jornalista, consultor, pesquisador, empreendedor e activista social. Tem crónicas e artigos de opinião publicados no Jornal Carta de Moçambique e Jornal Ikweli. Enquanto Jornalista começou no MIDIALAB e actualmente é Director da Integrity Magazine News. Formado em Jornalismo investigativo para área da fauna bravia pela Wildlife College e University Wits da África do Sul em 2019 e Jornalismo investigativo e para o controlo do fluxo financiamento ilícito de capitais pela Foundation Thomson Reuters de 2019 a 2020.
Em 2021, foi escolhido pela Associação Juvenil da CPLP, como uma das personalidades bienais do Jornalismo investigativo.
Em 2023, participou numa formação sobre Jornalismo Investigativo global e de verificação de factos através técnicas avançadas de pesquisa, realizada na África do Sul, onde estiveram jornalistas e pesquisadores holandeses, americanos, franceses, sul-africanos, tunisinos, zimbabueanos, ganeses, entre outros.
Ainda em 2023, participou com distinção numa formação continental realizada em Dar-Es-Salaam, na República Unida da Tanzânia, em Jornalismo de biotecnologia.
Omar é fundador e Director da Muniga Research Mozambique Consulting e da Integrity Magazine News (IMN); Presidente da Associação Juventude em Frente (AJEF).
Membro da rede dos Jornalistas Defensores Dos Direitos das Crianças em África. Da Rede dos Jornalistas Defensores da Vida Selvagem a nível da África Austral e da AJOCOM (Associação dos Jornalistas Pro-Conservação).
Em 2023, foi vencedor do prémio nacional de jornalismo de biotecnologia e finalista continental do mesmo prémio, tendo ficado entre os 10 melhores do continente africano, na categoria de imprensa escrita.
Omardine Omar tem um livro publicado com o título “O Enteado da Justiça” e textos publicados na Antologia da Associação dos Escritores Zambezianos (AEZA) intitulada “Encontro de Gerações”.
Omardine Omar é comentador de televisão, rádio e outras plataformas de comunicação nacionais e internacionais. Tendo tido aparições em vários canais de televisão e rádio como TV Sucesso, Gungu TV, STV, TVM, RAM TV, TUA TV, Rádio Eclésias Angola, A Politécnica Radio e UEM.