IMN – MOÇAMBIQUE, 06 de Julho de 2022 – Com vista a reforçar a presença dos militares sul-africanos na guerra contra o terrorismo, em Cabo Delgado, que representam maior parte da missão da SADC, o governo de Pretória destacou mais militares para estabelecer uma base militar na região do distrito de Macomia, fortemente fustigado pelos ataques terroristas nos últimos anos e que após um período de relativa calma, os ataques voltaram a incidir em algumas aldeias do distrito.
Face a isso, o exército sul-africano aumentou o efectivo militar para mais de 1200 soldados com vista a responder à onda dos ataques terroristas que nos últimos dias expandiram-se para distritos nunca antes atacados.
De salientar que desde outubro de 2017 vem destruindo o tecido social, económico, religioso, cultural e político dos distritos do norte, centro e sul, tendo em meados do ano passado recebido o reforço dos militares do exército ruandês, tanzaniano, sul-africano, tswana, do Lesotho, angolano e outras nações. (Integrity)