Notice: Undefined index: weather_location in /home/integrit/public_html/wp-content/plugins/jnews-weather/class.jnews-weather.php on line 64
MUGUIMO

MUGUIMO

Escrito por: Betuel Manasses

Ficámos a saber do veterano da luta de libertação nacional e colega do antigo Presidente Guebuza, o combatente Amós Mahanjane, que um dos cognomes de Armando Emílio Guebuza é MUGUIMO.

Ora, não acompanhei no Simpósio se ele teria explicado o sentido conotativo e denotativo deste termo.

Vamos em partes: em ronga, o verbo “ku guima” significa terminar, finalizar, basta. O verbo tem o mesmo significado nas línguas Tsonga (Chopi, Chitswa, Ronga, Shangane e Tonga), com pequenas variações fonográficas, aqui e acolá. Por exemplo, quando as meninas fossem buscar a última lata de água do poço, diziam “hô guimissa”, isto é, estamos a terminar.

Similarmente, quando uma estória contada chegasse ao fim, diz-se “namuntlha, hi guima kola”, o que significa hoje terminamos aqui.

No sul de Moçambique, há um hábito cultural de pisar o chão com muita violência e determinação para indicar que este assunto hoje termina aqui. Esse acto é apelidado por “ku guima”. É um verbo que vem da onomatopeia tsonga que, quando alguém pisa o chão com força, diz-se que “ô guima”

Tendo o acima exposto em conta, “Muguimo” significa a pessoa que faz o juramento de acabar com algo; ou o acto de jurar em acabar com algo que nos oprime.

Certamente, o Presidente Guebuza, tendo em conta o seu carácter determinado e resoluto, em algum momento “guimou” para os seus amigo “isto nunca mais”, “vamos acabar com isto”, “isto nunca mais”, com um forte e violento piso no chão, marcando o fim e o início de uma nova era.

Muguimo é um pseudônimo apropriado para Armando “Muguimo” Guebuza. A colonização, o xibalo, a escravatura e a humilhação acabaram.

Exit mobile version