Mais de 24 mil alunos na província de Manica correm o risco de assistirem as aulas ao relento

INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 12 de Janeiro de 2023-Cerca de 24.930 alunos do ensino primário na província de Manica, correm o  risco de assistirem aulas ao relento no presente ano lectivo, tudo devido a escassez de infraestruturas escolares que se regista na província.

No trabalho feito, constatamos que a  província de Manica tem um défice de 249 salas de aula e a situação poderá fazer com que o ano lectivo escolar que arranca a 31 de Janeiro, seja adiado para os alunos cujas turmas poderão ser formadas por baixo de uma árvore, dada a época chuvosa que vai até ao mês de Março próximo.
Entretanto, no ano passado devido as chuvas e ventos fortes, o sector de educação em Manica perdeu 64 salas de aula criando assim uma escassez de infraestruturas escolares, e tudo indica que o problema está a ser agudizado.
De acordo com Director Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano (DPEDH) em Manica, Albino Caparica, o sector que dirige está a trabalhar junto dos seus parceiros e a comunidade com vista a reconstruir a breve trecho as salas de aula ora destruídas pelas intempéries.
 “Já temos chapas de Zinco para repor o tecto daquelas salas que perderam a cobertura durante as calamidades do ano passado, e os nossos técnicos já estão no terreno a interagir com a comunidade como forma de encontrar locais condignos para que os alunos possam estudar ainda no presente ano lectivo”, frisou a fonte.
As chuvas e ventos fortes no ano passado, destruíram parcial ou totalmente 64 salas de aula, quatro blocos administrativos, 11 casas de professores, afectando directamente 7.867 alunos e 212 professores nos distritos de Manica, Gondola, Macossa, Machaze, Mossurize, Guro, Báruè e Sussundenga. (Pedro Tawanda, em Manica)
Exit mobile version