IMN – MOÇAMBIQUE, 01 de Julho de 2022 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu nesta sexta-feira, 01 de Julho de 2022, no Parque Nacional do Zinave, província de Inhambane, a cerimónia das celebrações do 20º aniversário da declaração da Área de Conservação Transfronteiriça do Grande Limpopo (ACTFGL).
O tratado para o estabelecimento da ACTFGL foi assinado, a 10 de novembro de 2000, pelos chefes de Estados de Moçambique, África do Sul e Zimbábwe e abrange os Parques Nacionais de Banhine, Limpopo e Zinave em Moçambique, Kruger na África do Sul e Gonarezhou no Zimbábwe e tem uma extensão de 100.000 quilómetros quadrados. Durante o evento, o Presidente da República contemplou os rinocerontes em boma, bem como visitou a exposição do Parque Nacional do Zinave.
O Parque Nacional do Zinave é administrado desde 2016 em co-gestão pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e a pela Peace Parks Foundation (PPF) e abrange os Distrito de Mabote e Govuro, na província de Inhambane; e Massangena em Gaza com uma extensão territorial de 4 mil quilômetros quadrados.
Com cerca de 200 espécies arbóreas e 200 de gramíneas, no PNZ podem ser vistos também elefante, rinoceronte, búfalo, leopardo, leão, girafa, hipopótamo, impala, cudo, inhala, oribi, chango, piva, boi-cavalo, zebra, porco-bravo, crocodilo, cabrito do mato e hiena.
O Parque faz a transição entre as terras tropicais húmidas e as secas, sendo um importante local de passagem para os mamíferos nómadas que atravessam a região do Limpopo acompanhada de uma vegetação rica em acácias e florestas de miombo e mopane. A paisagem do Parque Nacional do Zinave é também enriquecida pelos carreiros de embondeiros ancestrais que se podem observar naquela Área de Conservação com uma extensão de 408,843 hectares. (Integrity)