IMN – MOÇAMBIQUE, 01 de Julho de 2022 – Num momento em que Moçambique se debate com as constantes calamidades naturais que culminam com destruições maciças de infraestruturas e perdas de vidas humanas, a Bélgica, através do então Embaixador daquele país em Moçambique, Didier Vanderhasselt anunciou que irão disponibilizar cerca de 25 milhões de euros para os programas de redução do impacto das mudanças climáticas e transição energética.
Didier Vanderhasselt revelou a informação sobre o valor de 25 milhões de euros, equivalente a mais de 1,6 mil milhões de Meticais, no fim do encontro que manteve com o Presidente da República. O programa a ser financiado por este dinheiro é para o período de 2023 a 2027.
Vanderhasselt disse que “o orçamento tem como foco a transição energética e mudanças climáticas.” O embaixador diz que está a ser discutido um apoio adicional na formação militar de moçambicanos, no âmbito do combate ao terrorismo.
De referir que a Bélgica faz parte da missão da União Europeia que tem estado a ajudar o país na capacitação das Forças de Defesa e Segurança. Na ocasião, Vanderhasselt avançou que a Bélgica está “com três oficiais na missão da União Europeia”, que apoia a formação militar em Moçambique.
Nesta Quarta-feira (29) apresentaram as cartas de despedidas ao Presidente da República, Filipe Nyusi, os embaixadores do Brasil, do Uganda e da Holanda, com promessas de continuidade da cooperação com Moçambique. O diplomata cessante do Brasil diz, entretanto, que espera que Moçambique encontre outro financiador para o projecto Moamba-Major que seria financiado pelo seu país.Reagindo na ocasião, Carlos Ponte, embaixador-cessante do Brasil em Moçambique disse que “por força da lei, o Brasil teve que suspender todos os financiamentos decorrentes de empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil).”
Desde outubro de 2016, as obras de construção da Barragem estão paralisadas, na sequência da suspensão do financiamento de 320 milhões de dólares por parte do banco brasileiro. (Integrity)