IMN – MOÇAMBIQUE, 29 de Junho de 2022 – O piloto moçambicano Paulo Oliveira volta a marcar presença na mítica prova do Rally Dakar, a ter lugar em Janeiro de 2023, na Arábia Saudita. Desta vez, Paulo Oliveira, na companhia do co-piloto Miguel Liberty, irá disputar a prova de todo-o-terreno, ao volante de um carro SSV (Side by Side Vehicle).
Para o efeito, a dupla Oliveira e Liberty lançou, na passada segunda-feira, em Maputo, o Projecto Rally Dakar 2023: “Desafio Aceite”, evento testemunhado pelo Governo, através do Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes.
Esta é a segunda vez que o país estará entre os melhores do mundo, no almejado desporto motorizado do Rally Dakar. Na edição passada, que teve lugar em Janeiro do ano em curso, com muito esforço, foco e determinação, Paulo Oliveira, coadjuvado por Miguel Liberty, hasteou bem alto a bandeira nacional na difícil prova do Rally Dakar, dirigindo uma moto KTM 500 cc, inscrevendo assim o nome de Moçambique na história desta prova.
Durante a apresentação do Projecto Dakar 2023, Oliveira reconheceu as dificuldades neste tipo de provas, mas a força de vontade e a responsabilidade de carregar consigo a bandeira nacional o fazem voltar à mítica prova. “O Dakar só por si é uma prova de superação humana. O primeiro grande objectivo é estarmos na partida e estarmos na chegada. Cada vez mais, o Dakar é uma corrida mais difícil e este ano vai ser ainda mais longa. Vão ser 15 etapas, vão ser acrescentadas mais duas etapas, face ao ano passado, vão ser mais quilómetros, mas temos expectativas bastante altas”.
O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, destacou as qualidades e a coragem que caracterizam o piloto moçambicano e a sua equipa.
“Estamos aqui para testemunhar o arranque do projecto que é uma montra do turismo nacional e, a partir deste projecto, muitos outros se seguirão e creio que o facto desta dupla voltar a aceitar o desafio de ir ao Dakar mostra o quão importante é o evento, o quão estão comprometidos com esta modalidade e como é que eles querem levar mais longe o nome de Moçambique, o que é importante para vendermos a nossa marca e abrirmos o nosso país ao mundo”.
Falando em representação dos patrocinadores da presença moçambicana no Dakar, o empresário Salimo Abdula apelou a que mais empresários se juntem a esta causa e elogiou o Governo por acreditar e apoiar o sonho de os moçambicanos abraçarem diferentes modalidades desportivas.
“É um desporto de muito risco, mas hoje estamos gratos, porque vimos a nossa bandeira a flutuar durante o percurso Dakar. Gostaria de dizer que o retorno daquilo que foi o pequeno investimento nesta aventura, que se transformou num evento nacional que orgulhou todos os moçambicanos, é que hoje passa a ser vista com mais responsabilidade, por isso, quero convidar outros empresários a juntar-se a esta causa, porque, com um pouco de contribuição, fazemos a presença de Moçambique mais dignificante”.
Para além do Governo, a cerimónia de apresentação do Projecto Dakar 2023 contou com a participação dos patrocinadores, amigos e familiares dos pilotos e co-pilotos, amantes do desporto motorizado, entre outros. (Integrity)