Texto: Onélio Luís/Jornalista
INTEGRITY, MAPUTO, 26 de Novembro de 2022 – Eram 13h15 de quarta-feira (16 de Novembro), um dia de sol escaldante de “assar passarinho”, que até os duros golpes facultados pelos raios solares, derretiam parte do alcatrão de certas avenidas da maior cidade moçambicana, mas a ânsia pela internet móvel fez-me ignorar o calor infernal.
Fazia um par de semanas que não tinha acesso à internet móvel, quero dizer no telemóvel que estou a usar actualmente. Por iniciativa própria tentei “N” vezes conectar o aparelho à internet, mas não tive sucesso. Pesquisei no Google diverso tutorial sobre “como configurar internet da Tmcel”, mas népia.
Cansado de ver o meu “requerimento de acesso à internet” constantemente indeferido pelo “dr celular”, decidi aproximar uma loja da operadora responsável por manter-me conectado, isto é, Tmcel com vista a ver o meu problema resolvido.
– Boa tarde. Cumprimentei a funcionária que supostamente estava em prontidão para atender-me naquele exacto momento, de seguida expus a razão que me arrastou ao local “- não consigo aceder internet”.
– Terá de trocar o cartão SIM, após isso a internet voltará a funcionar porque estes cartões amarelos já estão em desuso, pois são 4G, respondeu-me a senhora numa certeza dos deuses exibindo a nova conquista que a sua empresa está brindar aos clientes (o cartão 5G)…
– Minha senhora, o cartão em alusão estava em uso até ontem noutro telemóvel e a internet lá “corria normalmente”, mas quando troco para este aparelho não consigo aceder a internet, podiam ajudar-me com a configuração?
A senhora de aparentemente 50 anos, mas com rosto de “novinha” mostrou-se incapaz de resolver o meu problema, tendo de seguida solicitado reforço no colega técnico, que estava noutra sala que fica no primeiro andar e, esteve em fracção de segundos fez-se presente, ávido em, supostamente, “ajudar-me”. Pediu-me o aparelho e o disponibilizei de imediato.
Quando cheguei enquanto era atendido, fiz uma vista panorâmica no interior da loja estava uma anciã sentada no banco metálico de espera, que esta próximo a parede, que de quando em quando, com voz que a idade levou, soltava algumas palavras não muito perceptíveis (para mim) à uma funcionária ao lado dela. Ora em língua local (Changana), ora na língua herdada dos irmãos ou filhos do Camões.
Ainda enquanto eu era atendido entrou uma senhora com um jovem funcionário da Tmcel afecto à aquela loja, que estava na posse do telemóvel da senhora que foi directamente sentar-se ao lado da anciã. O calor intenso estava ao rubro. Todos dentro da loja estávamos a transpirar, cada um com o seu nível de “pecados”.
– Pode aguardar-me naquele banco, apelou-me o técnico que estava a “cuidar” do meu telemóvel, no que a internet diz respeito. Eu que já estava há 18 minutos em pé, obedeci ao apelo. Sentado no banco, do lado esquerdo com a velhota e direito com a senhora de aparentemente 49 anos, ela subitamente questiona num tom trocista: “A tmcel faliu tanto assim que num dia de calor como este não consegue ligar os aparelhos de ar-condicionado”?
A funcionária que estava numa secretária separada do balcão principal, que de quando em vez respondia a questões da anciã, subitamente instala rugas intimidatórias na cara e questiona a senhora: “está falando comigo?” a senhora sem rodeio e nem receio responde positivamente acenando com a cabeça repetindo a questão com todas as palavras e vírgulas.
Tendo notado que de nada valeram as suas rugas de intimidação, a funcionária teve que responder justificando: – Os ACs não estão ligados devido a um problema eléctrico que estamos a enfrentar…
Passando um tempo, acabei percebendo o que mantinha a anciã naquele banco de espera metálico, que dava cabo das nossas nádegas. Ela estava a comprar uma recarga, mas enquanto a máquina processava para tirar o papel com o código, o maldito sistema resolveu dar um intervalo de lanche, em consequência a funcionária que a atendia pediu para que ela aguardasse…
No primeiro andar, para onde foi levado o meu telemóvel com o técnico após este pedir-me a senha de acesso, eu era solicitado. Sob indicação do outro funcionário cheguei lá onde o técnico disse mostrando-me uma página do youtube: – O seu telemóvel já tem internet veja! Já está pronto.
Recebi o celular das mãos do técnico que de seguida disse sem dar voltas: – São 200 MT. Eu com cara de surpresa perguntei: – Afinal paga-se? E ele respondeu afirmando positivamente e justificando que este era um serviço extra que não tinha nada a ver com o atendimento normal ao cliente.
Não “engoli” a explicação do técnico por três razões óbvias. A primeira razão é que não me disse logo no princípio que o serviço não era grátis; segunda razão senti que estava diante de uma cobrança ilícita, quando ele “arrastou-me” para um cantinho para informar que tinha que lhe pagar e terceiro e último ao configurar internet da tmcel no meu aparelho era uma mais-valia para a empresa, o que superaria os 200 MT, então algo não estava bem.
Naquele dia andei desprovido de qualquer quinhenta ao que disse ao técnico e, em mais um sinal de que a cobrança que me estava sendo feita era ilícita disse: – Vais trazer logo que tiveres…
Sou cliente da Tmcel desde 2005. Tive o primeiro celular adquirido lá com o cartão SIM e tudo. Com passar do tempo, pela minha mão passaram vários aparelhos e, sempre que tivessem algum problema técnico que tenha a ver com acessibilidade à internet aproximava a loja e os técnicos resolviam sem cobrar nenhum centavo sempre foi assim, tanto na operadora de bandeira como na Vodacom…
Até ao momento que lê este texto, ainda não paguei os 200 MT que me foram cobrados pelo técnico, não por falta ou dificuldades em pagar o serviço que me foi prestado, mas por falta de clareza na cobrança. Sou implacável quando o assunto é cobrança ilícita os que me rodeiam tem noção disso.
É do conhecimento público de que a empresa anda com problemas financeiros, que tem, em certa medida comprometido o pagamento dos salários dos funcionários, mas isto não pode abrir espaço para cobranças ilícitas se não daqui a nada seremos cobrados o registo de cartão, atendimento na linha do cliente e entre outros serviços que em outras operadoras não grátis.
Através da mídia fiquei a saber que os salários em atraso, dos funcionários da operadora pioneira no país, no ramo da telefonia móvel, já começaram a ser pagos após a promessa do Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, promessa feita na sessão de perguntas e respostas ao Governo, na Assembleia da República. Na mesma sessão o ministro, que já foi PCA da EDM falou do futuro (privatização ou reestruturação) da Tmcel e LAM que será decidido entre finais do presente ano e inicio de 2023…
Apoie o Jornalismo Investigativo, Independente e Íntegro, através das seguintes contas bancárias e serviços financeiros:
Banco Millennium BIM – 273895312;
Standard bank -1088091701004;
NIB BCI – 0008.0000.40537853101.80;
IZI – 845491539;
MKesh-822725657;
Mpesa-848666966;
Conta móvel-847990765;
PayPal: [email protected]
Western Union: Olga Felicita de Bacar Caetano
Para confirmações, o nosso WhatsApp 847990765 e o correio electrónico ([email protected]) estão sempre disponíveis.
Nice post. I learn something totally new and challenging on websites
Thank you for great article. look forward to the continuation.-vox luve
Great information shared.eally enjoyed reading this post thank you author for sharing this post. – mens hey dude shoes
Good article with great ideas! Thank you for this important article.