INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 13 de Novembro de 2022 – O Governo iraniano acusou hoje o Presidente francês, Emmanuel Macron, de fazer declarações “lamentáveis e vergonhosas” sobre a contestação em curso no Irão, considerando mesmo tratar-se de um incentivo à violência.Macron recebeu quatro activistas iranianas em Paris, na sexta-feira, à margem do Fórum da Paz, e elogiou a “revolução que estão a liderar” no Irão.
“É uma violação flagrante das responsabilidades internacionais da França na luta contra o terrorismo e a violência e consideramos que favorece estes fenómenos sinistros”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Nasser Kanani, citado pela agência francesa AFP.
O Irão tem sido palco de protestos desde a morte, em 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma mulher curda iraniana de 22 anos que tinha sido presa três dias antes pela polícia moral por violar o rigoroso código de vestuário da República Islâmica.
O protesto, que começou como uma rejeição das restrições de vestuário impostas às mulheres após a morte da jovem, evoluiu para um movimento dirigido contra a teocracia que tem governado o Irão desde a revolução islâmica de 1979.
A organização não-governamental Iran Human Rights, com sede em Oslo, anunciou, no sábado, que a repressão dos protestos provocou 326 mortos.
O balanço anterior divulgado pela mesma organização, que tem uma rede de informadores no Irão, era de 304 mortos.
A delegação recebida por Macron integrava Masih Alinejad, uma activista iraniana baseada em Nova Iorque que está a encorajar as mulheres iranianas a protestar contra o véu obrigatório.
Macron manifestou às activistas “respeito e admiração no contexto da revolução que estão a liderar”, segundo a AFP.
“As declarações de Macron sobre o seu apoio a esta chamada revolução liderada por estas pessoas são lamentáveis e vergonhosas”, disse Kanani.
O porta-voz referiu-se especificamente a Masih Alinejad, considerando “surpreendente que o Presidente de um país que reivindica a liberdade se rebaixasse a encontrar-se com uma pessoa odiada”.
Kanani acusou a activista baseada em Nova Iorque de tentar “espalhar o ódio e levar a cabo atos violentos e terroristas no Irão e contra as representações diplomáticas do Irão no estrangeiro”.
Apoie o Jornalismo Investigativo, Independente e Íntegro, através das seguintes contas bancárias e serviços financeiros:
Banco Millennium BIM – 273895312;
Standard bank -1088091701004;
NIB BCI – 0008.0000.40537853101.80;
IZI – 845491539;
MKesh-822725657;
Mpesa-848666966;
Conta móvel-847990765;
PayPal: [email protected]
Western Union: Olga Felicita de Bacar Caetano
Para confirmações, o nosso WhatsApp 847990765 e o correio electrónico ([email protected]) estão sempre disponíveis.
This post post made me think. I will write something about this on my blog. Have a nice day!!
Hi there to all for the reason that I am genuinely keen of reading this website s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.
This post post made me think. will write something about this on my blog. ave a nice day!! .Live TV
Thank you for great content. look forward to the continuation.-nitro live 2ix3
You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before.FAT CHAI
o great to find someone with some original thoughts on this topic. – hey dudes kids
It would be wonderful to be in such a beautiful place! check these guys out