A iniciativa, que contou com a presença do Office Managing Partner da EY Moçambique, Bruno Dias, e do Presidente da Comissão Executiva do BCI, Francisco Costa, reforçou o compromisso das duas instituições com a liderança feminina, a inclusão e a promoção de oportunidades equitativas na progressão profissional, ampliando o impacto social do programa. O percurso de 13 quilómetros, entre a sede da EY e a sede do BCI, foi marcado por mensagens de inspiração, partilha de experiências e afirmação do papel transformador das mulheres nos sectores estratégicos do país. A caminhada revelou-se, ainda, um momento de networking activo, facilitando interacções informais que promovem a criação de redes de contacto mais fortes e a identificação de oportunidades de colaboração.
Num contexto em que persistem desafios estruturais relativos à participação feminina em posições de decisão, a acção reforça a importância de iniciativas que inspirem e promovam o talento feminino nos vários sectores.
Bruno Dias sublinhou a importância de programas que promovem o protagonismo feminino. “Sinceramente, não tenho palavras. O ‘Be Like a Woman’ está sempre a surpreender pela energia, pelo compromisso e pela capacidade de unir pessoas. É gratificante ver que chegámos à terceira edição e continuamos a crescer. Vamos continuar porque este programa faz mesmo a diferença”, sustentou o Office Managing Partner da EY Moçambique.
“Foi inspirador e que venham mais caminhadas”, referiu, por seu lado, Tânia Saranga, Presidente da New Faces New Voices. “A caminhada revelou a nossa resiliência e permitiu-nos estar juntas num ambiente de descontração, sentindo a energia vibrante das participantes”, afirmou.
Já Francisco Costa, Presidente da Comissão Executiva do BCI, destacou a iniciativa como “mais um momento de coesão, contacto e interligação entre mulheres de várias edições do programa”. E prosseguiu: “A caminhada mostrou que estes espaços também servem para fortalecer confiança, o espírito de equipa e superação de desafios”, por isso, “o BCI está nesta iniciativa desde o primeiro momento e vai continuar”.
O programa ‘Be Like a Woman’ vai já na sua 3ª edição. Desde o seu lançamento, em 2023, já impactou a vida pessoal e profissional de dezenas de mulheres moçambicanas, revelando-se uma plataforma transformadora que visa acelerar a inclusão e a diversidade nas estruturas de liderança em Moçambique.

