INTEGRITY, MAPUTO, 14 DE NOVEMBRO DE 2025 – A 2ª edição conta com o patrocínio principal do First Capital Bank e com o apoio institucional do Conselho Municipal da Cidade de Maputo e do INATUR. A partida decorrerá num campo adaptado de cerca de 50 por 20 metros, onde irão competir 14 equipas, acompanhadas por igual número de cavalos especialmente preparados para o Beach Polo.
O plantel desta edição é composto por cavaleiros africanos de várias nacionalidades, incluindo Angola, África do Sul e Egipto. O evento contará ainda com comentadores internacionais, provenientes da África do Sul e de Angola, que irão guiar o público durante os jogos.
Durante a conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, em Maputo, o representante do torneio, Miguel Proença, afirmou que o Beach Polo Mozambique é um evento que combina desporto, glamour e turismo, tendo como pano de fundo o magnífico cenário do Oceano Índico.
De acordo com Miguel Proença, o Beach Polo Mozambique é também um motor de desenvolvimento local. Até ao momento, estima-se que cerca de 300 pessoas sejam directamente beneficiadas com postos de trabalho, fixos e temporários. Estas pessoas estão envolvidas em áreas como produção, montagem, logística, segurança, hospitalidade e catering, impulsionando o emprego e o turismo na cidade de Maputo.
O vereador da Educação, Cultura e Desporto da Cidade de Maputo, Osvaldo Faquir, afirmou que a autarquia está honrada por ser anfitriã do Beach Polo Mozambique, um evento que coloca a cidade na rota internacional da modalidade.
Osvaldo Faquir apelou ao reforço das medidas de gestão e sustentabilidade ambiental, garantindo que todas as actividades do evento respeitem as boas práticas ambientais. “Também queremos assegurar-vos que, em colaboração com as autoridades competentes, todas as condições de segurança, gestão de trânsito, entre outros aspectos, estão devidamente garantidas, para que todos possam desfrutar deste grande momento com tranquilidade e vibração”, destacou o vereador.
A representante do First Capital Bank, Ana Russo, sublinhou que o banco acredita no poder do desporto e da cultura para unir pessoas e criar oportunidades. Nesse sentido, o Beach Polo Mozambique reflecte o posicionamento da instituição e os seus valores de excelência, inovação e integridade, servindo de plataforma ideal para aproximar o banco dos seus clientes e parceiros.
“Estamos felizes por poder levar esta modalidade, ainda pouco conhecida, à cidade de Maputo, abrindo portas para que o polo possa ser praticado também em Moçambique”, referiu Ana Russo.
A representante da Embaixada da Argentina, Noelia Bernales, também parceira do evento, recordou que o país tem uma ligação histórica e profunda com o polo. O desporto chegou à Argentina no final do século XIX e, desde então, tornou-se parte da sua identidade desportiva, com reconhecimento internacional e algumas das equipas e jogadores mais prestigiados do mundo.
“O polo representa tradição, excelência e espírito de equipa, valores que também procuramos partilhar através da nossa diplomacia cultural. Alegra-nos ver como o Beach Polo Mozambique continua a crescer, promovendo o desporto e o intercâmbio entre os países”, destacou Noelia Bernales.
Na 2ª Edição do Beach Polo Mozambique, haverá também um importante momento cultural e de responsabilidade social corporativa: a exposição de 20 quadros do artista plástico, Sebastião Coana, que disponibilizará duas obras exclusivas para leilão. Parte do valor arrecadado será doada à Fundação Esperança Viva, instituição que apoia crianças carenciadas na província de Nampula.
O Beach Polo Mozambique nasceu em 2019, fruto de uma parceria entre a Playground e a Embaixada da Argentina, com o objectivo de apresentar esta nova modalidade no país e realizar uma demonstração de polo. Desde então, colocou Moçambique no mapa internacional do polo de praia, ao lado de destinos como Dubai, Miami e Cidade do Cabo. – COMUNICADO







