IMN- MOÇAMBIQUE, 28 de Junho de 2022 – O emblemático músico moçambicano, António Mariva Mpfumo, popularmente conhecido por Fany Mpfumo, foi galardoado, a título póstumo, dia 25 de Junho, na cerimónia oficial alusiva aos 47 anos da Independência Nacional, dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na Praça dos Heróis Moçambicanos.
O galardão surge em reconhecimento do seu trabalho e contributo na área cultural, um resultado até hoje patente através do consumo e perpetuação das suas músicas. A Medalha de Mérito Artes e Letras foi entregue à familia do artista.
A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, que esteve presente na cerimónia, disse que este reconhecimento é a forma mais alta que permite o Estado moçambicano valorizar todos aqueles que contribuiram para a afirmação das artes e para elevação da cultura no país.
Mpfumo começou a cantar aos 7 anos de idade. Em 1947, com 18 anos, emigrou para África do Sul, onde despontou e tornou-se um músico de referência nacional. Nas suas músicas, o compositor mistura marrabenta com elementos de jazz, bem como influências da música sul-africana. Do seu repertório constam as famosas músicas “Loku ni Kumbuka Jorgina”, “A va sati va lomu”, “Nita kukhoma hi kwini” entre outras.
O músico perdeu a vida a 3 de Novembro de 1987.
Na cerimónia central de celebração do dia da Independência foram igualmente galardoadas 35 outras personalidades de diversas áreas. (Ministério da Cultura e Turismo)
A big thank you for your blog.Really looking forward to read more. Want more.
Thank you for great content, look forward to the continuation. watch dubai tv live
Very well presented.very quote was awesome and thanks for sharing the content.
The scenery you captured is simply breathtaking, thank you! recommended you read