INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 27 de Outubro de 2022-O Governo do distrito de Mabote, no norte de Inhambane, analisou, ontem, Quarta-feira, 26 de Outubro, o balanço das actividades realizadas entre Janeiro a Setembro do presente ano, 2022, o ponto de situação de implementação dos projectos de desenvolvimento local, bem como o informe sobre a previsão climática sazonal 2022/2023.
A apreciação, segundo Carlos Eduardo Mussanhane, administrador do distrito, incluiu a apresentação do informe sobre o processo de matrículas escolares para ano lectivo 2023, informe sobre a primeira fase de vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade contra a Covid-19, bem assim sobre a campanha agrária 2022/2023, abrangendo o já recorrente reembolso do Fundo de Desenvolvimento Distrital, FDD.
Conhecida por 10ª sessão ordinária alargada aos chefes dos Postos Administrativos e de localidade, o encontro desta Quarta-feira em Mabote, de acordo com Carlos Eduardo Mussanhane, considerou a agricultura como principal actividade de sustento das populações do distrito, praticada em regime de sequeiro para culturas de ciclo longo como a mapira, mexoeira, milho, amendoim, feijão nhemba e de regadio para culturas de ciclo curto como hortícolas.
As culturas de ciclo longo praticam-se com maior intensidade entre os meses de Setembro a Fevereiro, período de ocorrência de chuvas. No inverno, entre os meses de Maio e Junho, intensifica-se a prática de hortícolas aproveitando as lagoas e outras concentrações de água. Sendo que o cultivo de hortícolas é caracterizado por baixos rendimentos devido o baixo uso de insumos, a estiagem cíclica que ocorre entre os meses Setembro a Março e pragas frequentes que têm o pico nos meses de Dezembro e Janeiro.
O caju, a principal cultura de rendimento praticada no sector familiar, além da amêndoa também conhecida por castanha que é usada para a venda, as comunidades aproveitam a pera (falso fruto) para preparar sumo e aguardente. A produção e venda de bebida de massala é uma alternativa de sobrevivência no período de estiagem entre os meses de Setembro a Dezembro. Em paralelo com a actividade agrícola, as comunidades praticam a apicultura, com mais destaque nas localidades de Maculuve, Chitanga e Tanguane, esta actividade é praticada no período de inverno entre os meses de Março a Julho, momento em que as abelhas produzem o mel. A actividade pecuária ocorre durante todo ano e tem como principais espécies os gado bovino, caprino, ovino e galinhas. Os animais de pequeno porte, especialmente galinhas, servem para o consumo e venda para sustento do agregado familiar.
Mabote constitui um potencial distrito, apesar dos problemas que impactam a actividade pecuária como as doenças brucelose, carbúnculos hemático e sintomático, febre afectuosa, carraças para os bovinos e caprinos; as aves sofrem de Newcastle e Gomborro.
Há ainda dentre as actividades do distrito, o corte e venda de lenha, estacas de mecrusse (simbire), carvão, capim, constituem as principais actividades de exploração florestal praticadas pelas comunidades como fonte de rendimento para a sobrevivência das famílias no período de estiagem e ocorrem todo o ano, com maior intensidade nos meses de Agosto a Outubro por ser momento de pouca actividade agrícola. (Jorge Chambe)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg
Nice post. I learn something new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis.
I appreciate you sharing this blog,Really looking forward to read more. <a href="https://loadus.exelator.com/load/?p=258