INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 27 de Outubro de 2022-Há dias o Presidente da República, Filipe Nyusi, esteve de visita de trabalho nos Emirados Árabes Unidos, onde estabeleceu várias parcerias de cooperação com a administração daquele país. Entretanto, para uma visita que se esperava ser mais do Estado, um vídeo institucional e de cobertura que acabaria por viralizar nas redes sociais, acabou revelando o outro lado da visita – uma apresentação e uma “conversa agradável” entre o Presidente Nyusi, seu filho mais velho e um alto quadro governamental dos EAU.
A princípio o vídeo levantou várias interpretações, dentre elas, por que o Presidente Nyusi levaria seu filho para uma visita oficial do Estado? E as respostas não tardaram por parte de quem o ofício é advogar a imagem do PR: “o filho vive lá há vários anos!” Uma informação que parece simples, mas que no fundo confirma, o que sempre, os moçambicanos lamentam, eles nos dirigem, fazem o que fazem, porque no fundo grande parte dos seus parentes encontram-se a residir fora do país!
Pois embora, o assunto acima descrito, se enquadre em outras latitudes de análise, o facto é que o país não pode voltar a ser vítima de mais um projecto duvidoso vindo de Abu Dhabi. Não podemos voltar a ter tendas na B.O ou na Machava para julgar casos ou “boladas mal feitas vindas de Abu Dhabi”- precisamos que os negócios e os projectos sejam transparentes e públicos. Que aquele vídeo não seja usado daqui há anos por um procurador ou juiz!
Não queremos novos Bustanes ou Scandares. O que precisamos neste momento, é de beber da sabedoria dos homens dos EAU para desenvolver certas áreas que o país muito precisa. Não devemos importar mas malandrice de alguns magnatas de Abu Dhabi – esperamos que a história não se repita, vamos tentar desmentir os clássicos da historiografia romana de que “a história é cíclica”.
Precisamos olhar para frente sem o trauma do passado – esperamos que situações de género não estejam a fazer com que o PR pense na sua continuidade em frente da Ponta-Vermelha, numa altura em que tentam reanimar o debate sobre as eleições distritais ou não, o que com uma oposição sonolenta, a constituição pode ser mexida e “o sábio do legislador” ainda atreve-se a mexer no artigo sagrado do nosso temido livro, sem que os representantes do conclave se apercebam – já imaginaram como seria trágico? (Análise de Omardine Omar)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg
Some really excellent info Sword lily I detected this. dubai racing 1 live