A iniciativa, liderada pelos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS), visa prevenir a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), principal causador do cancro do colo do útero.
Segundo o Director do SDSMAS de Angoche, Agostinho Macuenda, que falou na ocasião, estão criadas todas as condições para garantir o sucesso da campanha.
“Temos neste momento cerca de 44 equipas móveis espalhadas por todo o distrito. Cada equipa é composta por um profissional de saúde, um mobilizador comunitário e um registador. Temos também recursos disponíveis para facilitar o deslocamento e a actuação das equipas. A nossa meta é vacinar 43.528 raparigas,” afirmou Macuenda perante os presentes.
O responsável sublinhou que a faixa etária seleccionada é particularmente vulnerável à infecção por HPV, sendo por isso fundamental vacinar antes do início da vida sexual activa.
Presente no lançamento da campanha, o Administrador de Angoche, Maurício Mutolino, apelou à adesão massiva das jovens.
Raparigas manifestaram satisfação e interesse pela iniciativa e encorajaram as colegas a não perderem a oportunidade.
Unidades sanitárias, escolas e comunidades do distrito, são os locais onde vai realizar-se a campanha com o apoio de autoridades locais, como líderes comunitários e activistas de organizações parceiras do Governo Distrital. (Mussa Yussuf)