Segundo informações que constam de um Comunicado publicado pelo Gabinete de Imprensa do governo distrital, os atacantes raptaram três pessoas, um adulto e dois adolescentes, tendo libertado o adulto após o pagamento de um resgate por parte da família, cujo valor não foi revelado.
Foi explicado no mesmo documento em que circunstâncias a mulher foi atingida por balas durante a fuga, uma mulher foi atingida por uma bala nas costas. A vítima encontra-se sob cuidados médicos e, de acordo com fontes oficiais, está fora de perigo.
Pelo período da manhã, uma equipa do governo distrital e municipal liderada pelo administrador Sérgio Cipriano escalou e confortou as famílias que perderam seus familiares e reiterou o empenho das FDS.
Realça o comunicado que o clima de medo e insegurança voltou a instalar-se evidentemente, e até que famílias que haviam regressado ao bairro após o ataque anterior, ocorrido no dia 7 de Setembro, preparam-se agora para abandonar novamente as suas casas.
“Há um movimento visível de deslocação em massa, com muitos moradores a dirigirem-se para o centro da vila ou mesmo para outras zonas fora do distrito, em busca de refúgio”.
Vila de Mueda, Montepuez, Pemba e Nampula são os locais que já receberam centenas de famílias deslocadas dos bairros de Mocímboa da Praia. (Integrity)