MAAP intensifica acções de investimento na tecnologia e transferência de conhecimento para os produtores, jovens e empreendedores agrícolas

O Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Mito Albino, reuniu na Segunda-feira, 15 de Setembro corrente, com o representante do Centro de Investigação e Transferência de Tecnologia Agrárias do Umbelúzi (CITTAU) e do projecto LIANFENG, implementador do projecto agrícola em Xai-Xai.

O encontro visava alinhar as directrizes do plano de trabalho conjunto para estabelecer mecanismos de se assegurar a difusão das melhores tecnologias, distribuição de sementes de qualidade e transferência de conhecimento para os produtores, jovens e empreendedores agrícolas.

Com efeito, o plano de trabalho conjunto, para além de contemplar a reabilitação do CITTAU que foi vandalizado durante as manifestações, vai consistir na incubação de conhecimento para produtores, jovens e empreendedores agrícolas, abertura do centro para transferência de tecnologia e integração de actividades junto aos produtores circunvizinhos, bem como de outros pontos do país.

Para o Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Mito Albino, o conceito do plano de directrizes vai residir nos produtores, jovens e empreendedores agrícolas, aprenderem na prática com os melhores para depois receberem acompanhamento a posterior na implementação do conhecimento e transferência de tecnologia através do CITTAU e projecto LIANFENG.

Em relação ao CITTAU, o dirigente salientou que deve ser transformado num empreendimento aberto de difusão de tecnologia para os produtores, permitindo que se estabeleça um mecanismo de interacção com os técnicos por forma a garantir se a melhoria da produção e produtividade. Referiu que há necessidade de se criar uma colaboração entre o CITTAU e a Estação Agrária em Umbelúzi, na componente da troca de experiência e interacção entre os técnicos.

No que concerne ao projecto LIANFENG, o governante avançou que deve ser uma iniciativa que partilhe a difusão das melhores tecnologias agrárias e conhecimento para os produtores locais e do país em geral a partir do início desta campanha agrária que se avizinha.

O Ministro finalizou a sua intervenção vincando a necessidade de trabalhar em conjunto para quebrar a burocracia e ganhar tempo.

Por sua vez, o representante CITTAU e do projecto LIANFENG disse que já tem efectuado o trabalho de fomento e troca de conhecimento, bem como a distribuição de sementes de qualidade para os produtores de Boane. Garantiu que o projecto e o programa de pesquisa a serem implementados vão acomodar as directrizes do plano com vista a transferir o conhecimento por forma a assegurar-se uma produção activa e melhorada. (Nota Informativa)

Exit mobile version