Os eclipses lunares totais podem adquirir um tom profundo de vermelho e são frequentemente chamados de Lua de Sangue. De acordo com o INAM O seu início será por volta das 17h36, atingindo o máximo de cobertura pelas 20h21 e seu término aproximadamente às 23h.
“Este tipo de evento astronómico acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, projectando a sua sombra parcial ou total sobre a lua. Durante este período, a Lua poderá adquirir uma tonalidade avermelhada, devido à refracção da luz solar pela atmosfera terrestre”, explica o INAM.
O fenómeno será visível, a olho nu e sem necessidade de equipamentos. Para uma melhor observação, recomenda-se procurar locais com uma vista clara do céu nocturno, sem obstáculos como edifícios altos ou árvores e pouca poluição luminosa. Não há riscos à visão ao observar um eclipse lunar.
Refira-se que este eclipse lunar total também será visível em outras regiões de África, Europa, Ásia, Antártida, Austrália, Oceano Pacífico Ocidental, Oceano Índico, e Oceano Atlântico Oriental.
Especialistas referem que eclipses lunares podem ser observados a olho nu com segurança. Binóculos e telescópios melhoram a visão, mas não são obrigatórios. O eclipse da Lua acontece quando a Terra se cruza com o seu percurso, obscurecendo-a da luz do sol. (Ekibal Seda)