INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 24 de Outubro de 2022-A Phoenix Seeds é uma empresa vocacionada no fabrico de sementes certificadas de vários produtos agrícolas e encontra-se implantada na região de Belass, no distrito de Vanduzi, na província de Manica, desde o ano de 2010.
Logo, a priori a nossa reportagem viu várias mulheres trabalhando e contribuindo para desenvolvimento daquela que é considerada uma das indústrias promissoras actualmente, em Moçambique, a indústria de sementes.
Para além, dos detalhes produtivos na Phoenix Seeds, o que chamou a nossa atenção são as trabalhadoras da empresa, dentre elas, 160 mulheres viúvas, divorciadas e mães solteiras.
Entretanto, a camada feminina que trabalha naquela firma é responsável por toda a actividade que normalmente é levada a cabo pelos homens em várias empresas do género que com muita fluidez realizam as suas actividades e fazem crescer o mercado de sementes em Manica e no país.
Falando à nossa reportagem, o representante da Phoenix Seeds, Jorge Shibanda, disse que quando entraram no mercado pela primeira vez apostaram na mulher, uma vez que é um ser com muito sentido de responsabilidade.
“Chegamos aqui no ano de 2010 e com ajuda das mulheres, logo no primeiro ano tivemos uma produção estimada em mais 50 toneladas e com ajuda delas só no presente ano de 2022, produzimos e mandamos ao mercado 1500 toneladas de sementes, por isso que valeu apostar na força produtiva feminina”, sublinhou Shibanda.
Segundo aferimos, a Phoenix Seeds tem a capacidade de produzir 3000 toneladas de sementes de milho, feijão bóer, Nhemba e vulgar, soja, gergelim e girassol.
“As mulheres quando encontram um emprego levam a sério e veja só!!? Aqui temos viúvas, divorciadas e mães solteiras e elas têm muita responsabilidade, quer no trabalho quer na família e vem daí que com a mulher, aqui estamos a crescer a velocidade de um cruzeiro”, concluiu Shibanda.
Samira José, é viúva e mãe de 6 filhos, e trabalha na Phoenix Seeds desde 2011.
Falando à “Integrity”, disse que “quando entrei na fábrica vivia numa casa arrendada, hoje já tenho casa própria e estou a fazer estudar os meus filhos dos quais os dois mais velhos, já fizeram o nível médio, entretanto, tenho o mínimo para sobreviver graças a Phoenix Seeds”.
Quem também nos revelou um pouco da sua vida, é Judith Chingore, mãe de quatro filhos e divorciada, que no momento de produção da reportagem, encontrava-se a separar os grãos de feijão, contou que entrou na Phoenix muito antes da empresa pensar em fabricar sementes.
“Pai dos meus 4 filhos tinha me abandonado na época e eu pensei em encontrar um emprego e cá estou, com o que ganho aqui, consegui construir uma casa, já comprei cinco cabeças de boi, por isso que trabalhar aqui é vantajoso”, disse Judith.
A Phoenix Seeds chega a empregar anualmente de forma sazonal mais de 800 trabalhadores, na sua maioria mulheres. (Pedro Tawanda)
NOSSAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/integrity.magazinenews/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/integritymagazinenews/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCPmHsZe30zdxeO4xs8E1QLg
We always follow your beautiful content I look forward to the continuation. <a href="https://pixel.sitescout.com/iap/ca50fc23ca711ca4?cookieQ=1