O encontro, que teve lugar de 13 a 15 de Agosto, centrou-se na captação de recursos para projectos de água e saneamento resilientes às mudanças climáticas, essenciais para assegurar segurança hídrica, crescimento económico e desenvolvimento sustentável.
O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos de Moçambique, Fernando Rafael, que lidera a delegação nacional, destacou a necessidade de o país apostar em investimentos estratégicos que gerem impacto directo e transformador nas comunidades.
Durante a cimeira, Moçambique apresentou dois projectos estruturantes: o de Saneamento Urbano, Drenagem e Resíduos Sólidos do Município de Inhambane e o de Recarga Artificial de Aquíferos e Construção de Barragens Subterrâneas nas bacias dos rios Chire e Save, com potencial para beneficiar cerca de 300 mil habitantes.
A agenda incluiu também encontros bilaterais estratégicos com ESwatini e o líder da Global Water Partnership, Jakaya Kikwete, reforçando a cooperação transfronteiriça e a mobilização de recursos para novos projectos.
A Cimeira de Investimentos em Água 2025 apresenta 80 investimentos prioritários de 38 países africanos e culmina com a assinatura de uma declaração conjunta a ser apresentada no G20, na União Africana e na Conferência de Água da ONU 2026. (Nota Informativa)








There is definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made
Nice post. I learn something totally new and challenging on websites