A Academia Global dos Primeiros-Parceiros, organizada pela Fundação Ford, tem como objectivo fortalecer capacidades de liderança, promover redes colaborativas e inspirar acções transformadoras a partir das plataformas ocupadas pelas PrimeirasDamas. O evento decorre sob o lema “Liderar a partir de Dentro: O Poder do Eu e os Métodos para uma Liderança Resiliente”.
Durante os três dias principais de sessões, (08, 09 e 10 de Julho), a Primeira-Dama participará em diversas sessões temáticas que incluem:
Descoberta dos Pontos Fortes de Liderança;
Gerir uma Plataforma de Primeiros-Parceiros de Sucesso;
Preparar os Jovens para o Futuro;
Inovações na Saúde da Mulher e Inteligência Artificial;
Tendências Tecnológicas e Segurança Alimentar;
Mobilização de Recursos para Iniciativas de Impacto Social, entre outros.
A participação da Primeira-Dama moçambicana nesta plataforma constitui uma oportunidade para promover iniciativas nacionais em prol da saúde, educação, empoderamento feminino e bem-estar das comunidades, bem como fortalecer parcerias internacionais que contribuem para o desenvolvimento de Moçambique.
A presença de Moçambique neste fórum inscreve-se no compromisso contínuo do país em participar activamente em iniciativas globais de desenvolvimento sustentável, inclusão e equidade.
Acompanham a Primeira-Dama nesta deslocação aos Estados Unidos da América, a esposa do Governador da província de Nampula, Nazira Abdula, e Quadros da Presidência da República e de outros sectores do Governo. (GI)