O vice-presidente Mabuza faleceu na Quinta-feira, 3 de julho de 2025, em um hospital após uma curta doença. Ele tinha 64 anos.
Em nome do Governo e da nação, ofereço minhas profundas condolências à esposa do falecido vice-presidente, Sra. Mabuza, e aos filhos.
Estendo minhas condolências aos amigos do vice-presidente Mabuza e ao povo de Mpumalanga, a quem ele serviu como primeiro-ministro de 2009 a 2018 e, anteriormente, como membro do Conselho Executivo de Mpumalanga em diversos cargos.
Meus pensamentos também estão com os camaradas do vice-presidente Mabuza em sua casa política, o Congresso Nacional Africano, onde ele foi eleito vice-presidente da organização em dezembro de 2017.
Durante seu mandato como vice-presidente da República, o vice-presidente Mabuza aplicou suas habilidades de liderança e mobilização ao seu papel como líder de negócios governamentais no Parlamento; liderando o Conselho Nacional de Aids da África do Sul; coordenando iniciativas de combate à pobreza na forma de programas de emprego público, prestação de serviços integrados e desenvolvimento empresarial.
O vice-presidente Mabuza também representou a África do Sul em plataformas globais e consolidou as relações entre a África do Sul e seus parceiros mais próximos.
Como vice-presidente, ele presidiu os Comitês de Governança, Capacidade do Estado e Desenvolvimento Institucional (GSCID), bem como Justiça, Prevenção ao Crime e Segurança (JCPS).
Estamos tristes hoje pela perda de um líder que se baseou no ativismo nos estágios iniciais de sua carreira política e que veio a liderar nossa nação e moldar o engajamento da África do Sul com nossos compatriotas continentais e a comunidade internacional em seu papel como vice-presidente.
O ex-vice-presidente merece nosso reconhecimento por seu profundo comprometimento com a luta de libertação e com o desenvolvimento da nação como um estado inclusivo, próspero e democrático.
Mais anúncios serão feitos no devido tempo sobre os preparativos do memorial e as honrarias com as quais o país prestará suas últimas homenagens ao ex-vice-presidente.
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprendeu com grande tristeza o falecimento do antigo vice-presidente da República da África do Sul e antigo primeiro-ministro da província de Mpumalanga, David Mabuza.
O ex-vice-presidente David Mabuza faleceu no hospital aos 65 anos na África do Sul. Ele foi um estadista distinto que dedicou sua vida ao serviço público e ao avanço do povo da África do Sul e da região.
Durante o seu mandato como vice-presidente e primeiro-ministro, desempenhou um papel importante na promoção do desenvolvimento nacional e da cooperação regional no âmbito dos objetivos e princípios da SADC.
Em nome do Secretariado da SADC, apresentamos as nossas mais sinceras condolências ao S.E. Cyril Ramaphosa, ao Governo e ao povo da República da África do Sul, e à família, amigos e colegas do falecido ex-Vice-Presidente David Mabuza. (IMN)