Esta parceria insere-se no âmbito do programa de Responsabilidade Social do Banco, “Mais Moçambique pra Mim”, sob o pilar da Cultura, e visa estimular projectos intergeracionais, acções dirigidas ao público infantil, actividades de valorização do património e da memória coletiva, bem como o apoio à criação artística contemporânea.
“A cultura é uma força mobilizadora que une comunidades e constrói futuro. Esta parceria com o Camões, estabelecida num ano tão simbólico, não só para Moçambique, como também para o Millennium bim, que celebra 30 anos de compromisso com o País, representa mais um passo firme na nossa missão de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, criativa e consciente da sua história”, afirmou Moisés Jorge, Presidente do Conselho de Administração do Millennium bim.
Por sua vez, o Camões – Centro Cultural Português destacou a importância de parcerias com o sector privado para dinamizar o tecido cultural e reforçar os laços de cooperação bilateral entre Moçambique e Portugal, colocando a cultura como vector de transformação e de aproximação entre os povos.
O Camões – Centro Cultural Português em Moçambique visa, com o estabelecimento desta parceria, valorizar o património comum que resulta enriquecido com a interação das diferentes identidades e a diversidade cultural e artística que caracterizam e representam os dois países.
Com o apoio do Millennium bim, a programação do CCP Maputo poderá realizar mais iniciativas que integrem parcerias luso-moçambicanas e destacar o resultado positivo e profícuo para os dois países que resulta da cooperação nos domínios da cultura e do conhecimento.
Com este compromisso, o Millennium bim afirma-se como catalisador de iniciativas que integram tradição, inovação e inclusão, num esforço conjunto com parceiros estratégicos para construir um legado cultural sustentável e participado.