A agência encerra mesmo com alerta de que os cortes na ajuda norte-americana podem levar a morte, evitável, de 14 milhões de pessoas até 2030, segundo um estudo do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGLOBAL).
Para Marco Rubio, a USAID apenas criou uma rede de organizações não-governamentais (ONG) que viveram a custa dos contribuintes americanos.
“Esta era de ineficiência chegou oficialmente ao fim. Sob a administração Trump, finalmente teremos uma missão de financiamento nos Estados Unidos que prioriza os nossos interesses nacionais”, sublinhou.
O governante entende que “os norte-americanos não devem pagar impostos para financiar governos falidos em terras distantes”.
A USAID foi criada em 1961 para canalizar a ajuda externa americana para fins de desenvolvimento e assistência humanitária. E conclui-se que nesses mais de 60 anos a agência foi fundamental na redução da mortalidade por HIV/SIDA, malária e outras doenças.
O encerramento acontece em resultado da implementação da política de contenção da administração federal proposto pelo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Elon Musk, que segundo justificou visava eliminar o “desperdício” de despesas públicas.
Com o fim da USAID, Marco Rubio explica que a assistência externa dos Estados Unidos da América será administrada pelo Departamento de Estado, onde serão executados com mais responsabilidade, estratégia e eficiência. (Ekibal Seda)
burç yorumları