Segundo uma nota da instituição, Sissoko irá liderar o relacionamento do Banco Mundial com governos, parceiros de desenvolvimento e outras partes interessadas na região, promovendo iniciativas alinhadas às prioridades nacionais e à missão da organização de erradicar a pobreza e promover um planeta habitável.
Natural da Costa do Marfim, Sissoko tem mais de 23 anos de experiência em desenvolvimento internacional, com passagens pelas regiões de África, Ásia Oriental, Sul da Ásia e Pacífico. Até recentemente, ocupava o cargo de gestor nacional do Banco Mundial para o Togo, com sede em Lomé. Antes disso, o Costa marfinense, foi gerente da Prática Global de Governação para a Ásia Oriental e Pacífico. Ingressou no Banco Mundial em 2002 como Especialista em Gestão Financeira em Dakar, no Senegal, e desde então tem desempenhado funções de liderança em diversas áreas.
Sediado em Maputo, o novo Director irá coordenar um portfólio de 63 projectos nos cinco países, com compromissos financeiros que totalizam 8,5 mil milhões de dólares norte-americanos. Os investimentos abrangem áreas estratégicas como educação, saúde, energia, protecção social, infraestrutura, agricultura, governação e desenvolvimento do sector privado. (Nando Mabica)