A decisão surge apenas algumas semanas depois de Kondić ter sido encarregado de liderar o processo de reestruturação das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), levantando questões sobre a sua liderança simultânea em duas companhias aéreas africanas em dificuldades.
De nacionalidade australiana e sérvia, Kondić traz consigo uma vasta experiência na gestão de companhias aéreas e em estratégias de recuperação. Exerceu anteriormente funções como Director Executivo da EuroAtlantic Airways entre 2021 e 2024, e da Air Serbia entre 2013 e 2017, período durante o qual conduziu com êxito a mudança de marca da Jat Airways e expandiu a frota da transportadora de quatro para vinte e uma aeronaves.
O novo papel de Kondić na Air Botswana coincide com as suas actuais responsabilidades como Presidente do Comité de Gestão da LAM, função para a qual foi nomeado em Maio de 2025 sob supervisão da Knighthood Global, liderada pelo antigo CEO da Etihad Airways, James Hogan. Na LAM, o seu mandato de um ano inclui a reestruturação financeira, a modernização da frota e reformas na governação corporativa, apoiadas por uma auditoria forense das operações da companhia na última década.
Na Air Botswana, Kondić assume a liderança num momento de grande dificuldade financeira. A companhia enfrenta uma crise de liquidez que resultou no atraso no pagamento dos salários desde Janeiro de 2025, além da imobilização da sua principal aeronave, um Embraer E170, devido a problemas de manutenção. A sua missão será orientar a transportadora na execução de um pacote de apoio no valor de 55 milhões de dólares norte-americanos, aprovado pelo Governo, e destinado ao exercício fiscal de 2025/2026. Este apoio visa restaurar a operação da frota e estabilizar as finanças da companhia.
O novo Conselho de Administração integra também Adelaide Selolwane como Vice-Presidente e Presidente do Comité de Finanças, Risco e Auditoria; Demetrios Bradshaw, Presidente do Comité de Desenvolvimento Empresarial; Agnes Mothobi, Presidente do Comité de Recursos Humanos; Capitão Clement Nsibi, Presidente do Comité de Qualidade, Segurança e Protecção; Mbaki Ngaiti; e Moyombuya Ngubula. O Director Executivo da Air Botswana, Leungo N. Rasebotsa, que exerce funções desde Dezembro de 2023, participa como membro ex officio.
Para garantir a continuidade das operações apesar dos desafios contínuos da frota, a Air Botswana recebeu, em Maio de 2025, um Embraer ERJ145 em regime de aluguer com tripulação (wet lease). A aeronave, com o registo V5-ABQ (MSN 14501022), chegou a Gaborone vinda de Windhoek e é operada pela transportadora namibiana WestAir, empresa-mãe da FlyNamibia. O jacto, com dezassete anos, é um dos dois ERJ145 adquiridos pela Air Botswana em 2024. Esta aeronave vem reforçar a frota activa da companhia, que actualmente inclui dois ATR 72-600 (A2-ABM e A2-ABL) e um segundo ERJ145. A aeronave de referência da companhia, um Embraer E170, permanece em terra a aguardar manutenção. O seu motor foi substituído por um do modelo E175, e só entrou finalmente em serviço em Maio de 2025, nove meses após ter sido adquirido, em Agosto de 2024.
Com este duplo compromisso, Dane Kondić assume uma aposta arriscada ao liderar duas companhias estatais com trajectórias turbulentas. Resta saber se a sua experiência em reestruturações conseguirá gerar uma recuperação duradoura, num contexto africano marcado pela subcapitalização, interferência política persistente e desafios estruturais.
Texto original em https://newsaero.info/airlines/one-man-two-airlines-dane-kondi-to-lead-recovery-at-air-botswanawhile-still-fixing-lam-mozambique?true=8768
vakum ambalaj
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