A missão tinha como principal objectivo o estabelecimento de parcerias estratégicas com a bolsa de valores japonesa e outras entidades relevantes do mercado de capitais daquele país.
Para além de atrair empresários e investidores japoneses para o mercado de capitais moçambicano, a iniciativa visou igualmente promover a utilização do mercado de capitais e da bolsa de valores por empresas japonesas que operam em Moçambique.
Como parte do programa da missão, inserido no âmbito da celebração do Dia Nacional de Moçambique na Expo 2025 Osaka, realizou-se o Fórum de Negócios Moçambique – Japão, evento no qual o nosso país esteve representado, ao mais alto nível, pela Primeira-Ministra, Benvinda Levy.
O fórum proporcionou um debate aberto sobre o potencial de investimento no país e, durante o evento, a BVM, S.A., representada pelo Eng. William Loforte, Director das Tecnologias de Informação e Comunicação, apresentou o tema “Digitalização do Mercado de Capitais: Mais Acesso, Oportunidades e Empoderamento para os Moçambicanos”.
O fórum destacou, entre as várias vantagens de investir em Moçambique, a existência de um ambiente de negócios favorável e de um quadro legal robusto, o estabelecimento de incentivos fiscais atractivos, o acesso a mercados preferenciais e uma localização geoestratégica privilegiada.
De referir que a delegação da BVM, S.A., realizou uma visita à Japan Exchange Group (JPX), tendo o PCA participado também de encontros de cortesia não só com o Prefeito de Omi-Hachiman, Sr. Konishi Osamu, mas também com representantes da Câmara de Comércio Japonesa. (Nota Informativa)