IMN – MOÇAMBIQUE, 23 de Junho de 2022 – Foi durante os exercícios militares que estão a ser realizados nas matas do Distrito de Boane, na província de Maputo, que no último final de semana, um acto inesperado aconteceu. A morte de Zito Gonhe António, nascido em 1996, na localidade de Mática, no Distrito de Sussundenga, província de Manica, onde fez os seus estudos e viria a ingressar nas Forças Armadas e Defesa de Moçambique (FADM) entre os anos de 2014 a 2015, após ter concluído a 12ª classe, na Escola Secundária de Sussundenga.
Zito Gonhe António concluiu a formação na Escola de Sargentos de Boane, em Novembro de 2020, onde viria a ser afecto como quadro. De fontes militares, a Integrity apurou que a vítima pode ter sido vítima de uma conspiração, uma vez que era um dos militares mais inteligentes que a instituição tinha e apresentava margens de progressão visíveis e admiráveis.
As fontes explicaram que uma vez que o referido exercício visa colocar os militares numa situação de combate real, onde se espera que tudo corra perfeitamente e que saia minimamente preparado para combater, caso venham a ser enviados para uma missão num dos Teatros Operacionais existentes, algumas situações inesperadas acabam acontecendo, e foi o que se viu com o instrutor Zito Gonhe António, de 26 anos de idade, pai de três filhos e casado.
No entanto, fontes próximas à família revelaram à nossa reportagem que até o último fim-de-semana, o corpo de Zito Gonhe António ainda não havia sido transladado. De referir que esta situação surge num contexto de escândalos e “problemas atrás de problemas”, envolvendo elementos e as próprias FADM.
Ass. Integrity
You have noted very interesting details! ps decent web site.
There is some nice and utilitarian information on this site. dubai one tv live online free