Fundação Merck (www.Merck-Foundation.com), o braço filantrópico da Merck KGaA Alemanha, junto às Primeiras Damas Africanas, que são também as suas Embaixadoras, Ministérios da Saúde, Educação, Comunicação e Género, assinalam o “Dia Internacional da Mulher 2025”, através dos seus impactantes programas de desenvolvimento, continuando o seu legado de 13 anos de epoderamento das mulheres e raparigas.
Senadora, Rasha Kelej, CEO Fundação Merck e Uma das Mulheres Africanas Mais Influentes por Seis Anos Consecutivos (2019 – 2024) expressou: “Feliz Dia Internacional da Mulher a todas as mulheres e raparigas extraordinárias do mundo!
Empoderar raparigas e mulheres está no centro de todas as nossas iniciativas e programas na Fundação Merck. Reconheço o imenso potencial das mulheres para prosperar, ter sucesso e se destacarem em qualquer área que escolham, mas muitas vezes não têm o ambiente propício para realizar plenamente as suas capacidades, especialmente em comunidades carenciadas.
Por isso, junto às nossas Embaixadoras, as Primeiras Damas Africanas, comemoramos o Dia Internacional da Mulher todos os dias, há 13 anos, através dos nossos programas e iniciativas de desenvolvimento, tais como ‘Mais do Que uma Mãe’, ‘Capacitação Profissional da Fundação Merck’, ‘Educar Linda’,and ‘Programa STEM’.”
“Fundação Merck Mais do Que uma Mãe” é um movimento forte que visa empoderar mulheres com infertilidade e sem filhos através do acesso à informação, educação e mudança de mentalidade.
“Estou muito feliz por partilhar que, das 2.282 bolsas de estudo atribuídas em 52 países em 44 especialidades críticas e carenciadas, 1.063 bolsas, ou seja, quase 50%, foram atribuídas a mulheres licenciadas em medicina, empoderando-as para se tornarem futuras especialistas e líderes em saúde.
Estou especialmente orgulhosa por termos atribuído mais de 716 bolsas de estudo a jovens médicos, dedicados a promover a saúde das mulheres através do reforço da capacidade de assistência à saúde reprodutiva, sexual e de fertilidade.”
A CEO da Fundação Merck acredita firmemente que a educação é uma das áreas mais críticas do empoderamento feminino.
“Apraz-me partilhar que, através do nosso Programa “Educar Linda”, juntamente com as minhas queridas irmãs, as nossas Embaixadoras, estamos a apoiar a educação, com a oferta de mais de 950 bolsas de estudo para estudantes africanas de alto desempenho e carentes, empoderando-as a concluir os seus estudos e atingir o seu potencial máximo e também fornecendo materiais escolares essenciais para milhares de estudantes em muitos países africanos, como Botswana, Burundi, Malawi, Gâmbia, Nigéria, Zâmbia, Zimbabwe, Gana, Namíbia, República Democrática do Congo, Cabo Verde e muito mais.
Além disso, beneficiamos milhares de raparigas através da nossa campanha de sensibilização através de muitas iniciativas, como o lançamento de música inspiradora, livros de histórias infantis, filmes de animação, programas televisivos e prémios para melhores estilistas de media, música, filme e moda, todos com o objectivo de promover a educação das raparigas hoje para o empoderamento das mulheres amanhã”, salientou a Senadora Rasha Kelej.
A Fundação Merck também empodera activamente as mulheres na Ciência e Tecnologia através do seu Programa STEM e do Prémio Anual da Cimeira de Investigação África da Fundação Merck (MARS), que distingue e celebra as Melhores Investigadoras Africanas e os Melhores Jovens Investigadores Africanos, promovendo a excelência na investigação.
“O nosso objectivo é empoderar as mulheres e os jovens investigadores africanos, melhorar a sua capacidade de investigação e promover as suas contribuições para a área da STEM”, sublinhou Kelej. (APO)