Donald Trump comunicou que a trégua entre os dois países começou na manhã desta Terça-feira (24). A informação também foi avançada pelos Mídias iranianos, caso da SNN e Press TV.
“Cessar-fogo tem início após quatro ondas de ataques em territórios ocupados por Israel”, afirmou a Press TV. “Teerão lançou sua última rodada de mísseis a Israel antes do cessar-fogo começar”, noticiou a SNN, citada pela agência de notícias Reuters.
Na rede social X, antigamente chamada Twitter, o ministro das Relações Exteriores do Irão, Abbas Araghchi, afirmou que as operações militares “para punir Israel por sua agressão” continuaram até o “último minuto”, antes do cessar-fogo.
“A operação militar de nossas poderosas forças armadas continuou até o último minuto, às 4 da manhã. Juntamente com todos os iranianos, elogio as forças armadas que estavam prontas para defender nosso amado país até a última gota de sangue e responderam a todos os ataques inimigos até o último minuto”, escreveu Araghchi.
Apesar das declarações dos EUA e Irão, o governo israelita ainda não se pronunciou sobre o acordo de cessar-fogo, entretanto há órgãos de comunicação do Israel a noticiarem a trégua.
Recorde-se que a ofensiva começou no dia 13 de Junho, quando Israel lançou uma operação preventiva, justificando que queria conter o avanço de um programa secreto nuclear iraniano.
Em resultado dos bombardeios, cerca de 300 pessoas morreram e milhares ficaram feridas. (Ekibal Seda)