INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 18 de Outubro de 2022-Há barulho na Frelimo na província de Inhambane. Ao longo deste final de semana, o Presidente Filipe Nyusi, que vai orientar uma sessão do Comité Provincial alargado a outros quadros da Frelimo, vai debruçar-se sobre esta matéria que tem à cabeça, João Muchine Mudema, que exercia as funções de 1º Secretário do Comité Provincial, eleito Secretário para Organização e Formação no Comité Central, a luz do XII Congresso, abrindo espaço para realização de uma conferência eleitoral que deve eleger o novo 1º Secretário do Comité Provincial.
É que, nas suas novas investidas, João Muchine impõe a candidatura de Adélia Zaulombo, a 1ª Secretária do Comité Distrital em Vilankulo, para sua substituição ao cargo de 1ª Secretária do Comité Provincial, vedando a submissão de outras candidaturas.
João Muchine está a impor regras de ditadura na Frelimo em Inhambane, recordando que juntou, semana finda, os 1º Secretários distritais ao nível da província para persuadi-los a eleger Adélia Zaulombo, para seu substituto no cargo de 1º Secretário do Comité Provincial em Inhambane. E desde a realização da conferência eleitoral do partido Frelimo nos dias 11 a 12 e que se arrastou até a madrugada do dia 13 de Setembro último, os camaradas estão divididos naquela província do sul do Save.
Foi uma conferência eleitoral que mesmo terminada, com as assembleias de votos encerradas, realizou a indicação a dedo de nomes de camaradas que devem ser membros do Comité Provincial, para além daqueles que foram eleitos para aquele órgão. É uma concordância obscura que o Secretariado do Comité Provincial possui com certas pessoas que embora tenham perdido as eleições em conferência eleitoral, as mesmas devem necessariamente constituir parte daquele órgão. Não se foi compra ou manipulação de mentes durante as eleições, mas foi compra directa de lugar no Comité Provincial.
O assunto foi iniciado mesmo no dia da conferência eleitoral, quando Eduardo Mussanhane, presidente da Assembleia Provincial venceu as eleições para membro do Comité Provincial. Horas depois, recolhidas as urnas contendo os boletins de voto, eis que aparece alguém anunciando que Eduardo Mussanhane perdeu as eleições. Deixou-se de lado a eleição e usou-se a simples escolha para indicar Félix Chandamela como vencedor daquela eleição.
Félix Chandamela é um agente económico sem popularidade relevante no círculo da Frelimo, mas que tornou-se membro do Comité Central. Como se isto fosse pouco, semana seguinte, houve a indicação nominal dos membros do Comité Provincial, invalidando assim, os resultados da conferência eleitoral. Maria Rafael Rangel, até era candidata a membro do Comité Central, mas não reuniu votos suficientes para ser membro do Comité Provincial. Logo, não entrou para o Comité Central. Pelo menos era isso que dizia o resultado das eleições.
No entanto, Maria Rafael Rangel foi indicada a dedo para membro do Comité Provincial. Esta fraude eleitoral, até retirou-lhe o direito de concorrer para membro do Comité Central, porque durante a conferência não reuniu votos suficientes para ser membro do Comité Provincial. Maria Rafael Rangel foi indicada membro do Comité Provincial e foi retirada Isabel Roberto que venceu as eleições de forma expressiva em plena conferência eleitoral. Outro desastre do Secretariado do Comité Provincial da Frelimo em Inhambane foi de Ricardo Nhacuongue, director do Gabinete da Secretária de Estado que perdeu as eleições a membro do Comité Provincial. Mas pela mão de João Muchine e Essau Elcidio Maela, foi indicado Ricardo Nhacuongue para substituir o lugar de Dias Letela que venceu as eleições em plenária da conferência eleitoral dos dias 11 a 13 de Setembro.
O mesmo aconteceu com Beatriz Massengele que embora proclamada vencedora das eleições para membro do Comité Provincial, o seu nome já foi retirado da lista e substituída por Graça Nhaliginga que durante a conferência eleitoral, perdeu copiosamente a eleição a membro daquele órgão.
O outro membro eleito para o Comité Provincial da Frelimo em Inhambane foi Leonardo Bassanhane Macucule, presidente da Assembleia Municipal da Cidade de Inhambane mas que o seu nome foi retirado, alegadamente porque concorreu num grupo para 4 assentos, quando na verdade, havia espaço para apenas 3. (Jorge Chambe)
NOSSAS REDES SOCIAIS
This post post made me think. I will write something about this on my blog. Have a nice day!!
Definitely what a great blog and instructive posts I definitely will bookmark your site,All the Best! . dubai racing today live
Wonderful post! We will be linking to this great article on our site.<a href="https://www.images.google.kg/url?sa=i
I think the admin of this site is really working hard for his website since here every stuff is quality based data.HORUMP PC Gaming Headphone Headset Holder Hanger Hook Dual Headphone Stand Under Desk with 5 Ports USB Charging Station Suitable for Gamer Earphone Accessories as Boyfriend Son Husband Gifts – Hot Deals
This was beautiful Admin.hank you for your reflections.