Adolescentes e jovens estudantes da Francisco Manyanga em Maputo debatem sobre o papel da educação e paz sustentável em Moçambique

O parlamento Juvenil, no âmbito da iniciativa DEMOCRACIA NAS ESCOLAS depois de ter escalado a escola Secundária da Polana no dia 21 de maio, nesta semana escalou na passada quarta-feira (11.06) a Escola Secundária Francisco Manyanga para debater sobre o Papel dos adolescentes e jovens na educação e paz sustentável em Moçambique.

Esta iniciativa juntou cerca de 50 alunos da 12ª classe e visa empoderar os adolescentes e jovens através de debates e/ou palestras sobre várias temáticas relacionadas com a juventude, treinamento sobre direitos humanos e participação cívica, campanhas de educação cívica e consciencialização com escolas da cidade e província de Maputo numa fase piloto.

O presidente do Parlamento Juvenil David Fardo, parafraseando o saudoso presidente Samora Machel que defendia a necessidade de se fazer da escola uma base para o povo tomar o poder, sublinhou que a escola é o maior polo de concentração de massas pensantes e que estão avidas em aprender ainda no que seja no espírito da curiosidade. Porém, nesta fase o projecto foca igualmente nos alunos do segundo ciclo 10ª a 12ª classes, sendo que parte destes aproximam são jovens e outros aproximam a faixa etária da juventude, aquela que é considerada por alguns a mais desafiadora olhando o contexto do nosso país onde o desemprego, a falta de habitação, os conflitos políticos, a exclusão social e as crises económicas incidem maioritariamente na juventude que carece de ser consciencializada sobre o seu poder de opinião, influencia e de decisão para o bem-estar comum.

Os alunos, maioritariamente conscientes sobre diferentes temáticas reproduzidas de forma aleatória através de uma dinâmica como participação política, direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva, juventude mostraram domínio sobre os mesmos e se comprometeram a partilhar mensagens de apelo a Paz junto aos outros adolescentes e jovens das suas comunidades.

 

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