António Manda que falava em representação do Ministro do pelouro, partilhou as ações que o MIREME tem realizado no âmbito da Estratégia do Gênero garantindo a integração da mulher em todos os subsectores, o que tem contribuído activamente para a redução da desigualdade de oportunidade.
Fez referência ao número significativo de mulheres que lideram empresas que impulsionam projectos comunitários de energia acrescentando, no entanto, que mais deve ser feito.
“A energia desempenha um papel impulsionador de relevo cujo avanço só foi possível com a participação activa das mulheres, em toda a cadeia de valor e tudo continuaremos a fazer para impulsionar esta integração”, disse.
Descreveu as acções em curso com vista ao acesso universal a energia até 2030, nomeadamente, o Programa “Energia Para Todos” que comporta a expansão e densificação da Rede Eléctrica Nacional, implementação de mini-redes e de sistema solares autónomos, constituindo, este último, oportunidade para mais envolvimento de mulheres. (Nota Informativa)